Cidades

Prefeitura firma parceria com o Governo do Estado para erradicar o analfabetismo em Pontal do Araguaia

A adesão faz parte da política de fortalecimento educacional implantada pela gestão municipal.

O município de Pontal do Araguaia (MT) celebrou parceria com o Governo do Estado e está participando dos programas de alfabetização “Mais MT Muxirum”, que visa erradicar o analfabetismo em pessoas acima de 15 anos de idade e “Alfabetiza MT”, que busca garantir a alfabetização de crianças até o 2° ano do ensino fundamental. A adesão faz parte da política de fortalecimento educacional implantada pela gestão municipal.

O projeto “Mais MT Muxirum”, que em tupi guarani significa “mutirão”, terá início em Pontal do Araguaia na segunda-feira (11). Segundo a coordenadora local, Elainy Parreira, as aulas serão ministradas na Escola Municipal São Jorge, a partir das 18h, para um total de 20 alunos já matriculados.

A coordenação espera elevar o número de alunos, e para isso está realizando um trabalho de recrutamento do público alvo. “O nosso objetivo é erradicar o analfabetismo no município, atendendo pessoas acima de 15 anos que ainda não tiveram a oportunidade de serem alfabetizadas. Os interessados podem nos procurar na Escola São Jorge, munidos de documentos pessoais”, explicou Elainy.

O “Alfabetiza MT” está atendendo crianças da rede municipal, da educação infantil, primeiro e segundo ano do ensino fundamental, buscando garantir a alfabetização na idade certa.

Segundo o prefeito Adelcino Lopo e a secretária de educação Wandeir Silverina da Silva, além da parceria com o estado, o município elaborou e está desenvolvendo programas próprios voltados à melhoria do aprendizado.

“Pontal do Araguaia tem a sala de intervenção pedagógica, com professores de língua portuguesa e matemática, que auxiliam nossos alunos a superarem as deficiências no aprendizado da leitura, escrita, interpretação e nas quatro operações básicas da matemática”, afirmou Wandeir.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, esse reforço é de suma importância para sanar as dificuldades provocadas no período da pandemia com as alterações da rotina escolar.

Aulas de música, dança, contação de histórias e iniciação esportiva, estão sendo oferecidas no contraturno escolar, resultado da união de esforços entre as secretarias de Educação, Assistência Social e Esportes, com a intenção de desenvolver novas habilidades nos estudantes, ou aprimorar o que já é trabalhado nas unidades de ensino, promovendo o aproveitamento do tempo das crianças.

“Investir na educação, é investir no ser humano”, destacou o prefeito Adelcino Lopo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo