Prefeitura e estado lançam maior escola de Barra do Garças, com capacidade para quase 1.500 alunos
Estrutura terá 24 salas, quadra, piscina e amplo espaço para atendimento de toda a comunidade escolar.

Secom | BG
Foi assinado, nesta quinta-feira (28), o convênio para a construção da maior escola de Barra do Garças, com capacidade para cerca de 1.400 alunos. Com o investimento de cerca de R$ 21 milhões, a parceria entre o Governo de Mato Grosso e a Prefeitura vai atender, especialmente, às famílias de bairros mais afastados do centro, como Jardim dos Ipês, Vila Maria, São José e Nova Barra.
A escola de modelo cívico-militar será construída no bairro Jardim dos Ipês, com 24 salas de aula, laboratórios, quadra poliesportiva e piscina olímpica. Será a primeira unidade do município com toda essa estrutura. No local, vão ser atendidos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio.
Segundo o prefeito de Barra do Garças, Dr. Adilson Gonçalves, a escola representa um trabalho de descentralização dos investimentos na educação, que busca levar estrutura de qualidade também aos bairros afastados da região central.
“Antigamente, Jardim Nova Barra, Vila Maria, São José e Palmares eram setores não recebiam investimentos como esse. Agora essa escola vai atender a todos esses bairros. Vai ter ensino de qualidade e espaço para atender toda a comunidade. Estamos investindo nas pessoas”, disse o prefeito, em coletiva de imprensa, nesta quinta.
O projeto de construção da nova escola começou a ser elaborado em 2022, prevendo uma unidade com 16 salas de aula. Segundo o vice-prefeito, Professor Sivirino Souza, a alteração para 24 salas foi sugerida pelo vice-governador Otaviano Pivetta, em razão da alta demanda de alunos na região em torno do Jardim dos Ipês.
“É uma região que precisa muito. É sofrido para o aluno do ensino médio descer aqui para o Centro para estudar. E o déficit de vagas lá cresce a todo vapor”, pontuou o Professor Sivirino.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, está em Barra do Garças, desde quarta-feira (27), anunciando investimentos e visitando unidades escolares. Durante coletiva de imprensa no Gabinete do Prefeito, ele destacou a vocação esportiva e o trabalho de atendimento a toda a comunidade escolar que será realizado na unidade.
“Nós vamos inserir o projeto Escola da Família nesta unidade. Lá terá uma infraestrutura de lazer muito importante. Então vamos abrir a escola aos finais de semana para permitir que os pais e as mães possam fazer aula de natação, hidroginástica, judô, xadrez e cursos técnicos. Além de levar ensino de qualidade, vamos atender toda a comunidade dos bairros próximos”, destacou o secretário.
O convênio que garante os recursos para o projeto e o contrato de execução foram assinados nesta quinta. As obras da escola devem iniciar já nos próximos dias.