Cidades

Prefeitura de Pontal do Araguaia emite nota de esclarecimento sobre operação policial

Os trabalhos policiais são um desdobramento das Operações Cenário Montado I e II, deflagradas em março e maio deste ano, inicialmente para apurar um esquema de fraudes em licitações.

Do Semana7

A Prefeitura de Pontal do Araguaia divulgou, nesta terça-feira (16), nota de esclarecimento acerca de informações divulgadas na imprensa relacionadas à Operação Cenário Montado Gyn, deflagrada pela Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, e que investiga supostas irregularidades envolvendo empresas do setor de eventos e shows.

Os trabalhos policiais são um desdobramento das Operações Cenário Montado I e II, deflagradas em março e maio deste ano, inicialmente para apurar um esquema de fraudes em licitações no em Pontal do Araguaia, após informações levantadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Essa nova fase da operação é baseada em um contrato da Prefeitura de Barra do Garças com uma empresa que deveria prestar serviços no âmbito de organização de eventos.

Em nota, a administração municipal reafirmou compromisso com a transparência, a legalidade e a correta condução dos atos administrativos, esclarecendo que os procedimentos adotados à época seguiram rigorosamente a legislação vigente, bem como destacar que o Município e o prefeito Adelcino Lopo não figuram como alvos da referida investigação, mantendo postura colaborativa e de total respeito às instituições e ao interesse público.

Veja a íntegra da nota abaixo.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Município de Pontal do Araguaia – MT vem a público esclarecer informações veiculadas na imprensa acerca da denominada Operação Cenário Montado Gyn, deflagrada pela Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso, que apura supostas irregularidades envolvendo empresas do setor de produção de eventos e shows.

Esclarece-se, inicialmente, que os processos licitatórios realizados pelo Município à época foram conduzidos de forma regular, mediante procedimentos formais, com observância da legislação vigente, especialmente por meio de pregão eletrônico, assegurando-se publicidade, isonomia e competitividade. As Atas de Registro de Preços decorrentes desses certames não implicam obrigação de contratação, constituindo instrumento meramente facultativo, condicionado ao interesse público, à conveniência administrativa e à disponibilidade orçamentária.

Ressalte-se, de forma objetiva, que o Município de Pontal do Araguaia e o Prefeito Adelcino Lopo não são alvos da investigação, não figurando como investigados, tampouco tendo sido decretadas contra si medidas judiciais no âmbito da referida operação.

Conforme amplamente reconhecido pelas autoridades, as investigações concentram-se na atuação de empresas privadas e de seus representantes, havendo suspeitas de práticas ilícitas que, se confirmadas, deverão ser devidamente apuradas e responsabilizadas nos estritos termos da lei.

Desde o início, o Município de Pontal do Araguaia mantém postura colaborativa e transparente, colocando-se integralmente à disposição dos órgãos de controle e investigação para o fornecimento de informações, documentos e esclarecimentos que se fizerem necessários à completa elucidação dos fatos.

A Administração Municipal reafirma seu compromisso com a legalidade, a transparência, a responsabilidade fiscal e a boa governança, princípios que norteiam a gestão do Prefeito Adelcino Lopo, pautada pelo zelo com o erário, pela ética administrativa e pelo respeito ao interesse público.

Por fim, o Município confia no regular funcionamento das instituições, no devido processo legal e na correta individualização de responsabilidades, aguardando que os fatos sejam apurados com rigor técnico, justiça e imparcialidade.

Pontal do Araguaia – MT, 16 de dezembro de 2025.
Prefeitura Municipal de Pontal do Araguaia – MT

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo