Outras

Prefeitura de Aragarças implanta Programa “Melhor em Casa” para atendimento de pacientes em domicílio

Aragarças já está credenciada pelo Ministério da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A cidade de Aragarças (GO) foi habilitada pelo Ministério da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), a implantar o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) – Programa “Melhor em Casa”.

“Este projeto estava previsto no nosso plano de governo, agora essa humanização do atendimento é uma realidade em nossa cidade”, disse o prefeito Ricardo Galvão.

O novo programa foi apresentado às enfermeiras e agentes de saúde dos postos de saúde nesta sexta-feira (05), no plenário da Câmara de Vereadores. Diferentemente do Estratégia Saúde da Família (ESF), o SAD – “Melhor em Casa” está atendendo pessoas com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção que necessitam de cuidados e recursos de saúde com maior frequência, além de um acompanhamento contínuo.

A assistência à saúde é feita por uma equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD), composta por médico, fisioterapeuta, enfermeiro e técnico de Enfermagem que, por sua vez, compartilha os cuidados do paciente com a família ou cuidador responsável.

“O usuário tem todo o suporte da equipe para realizar o tratamento adequado no conforto da sua residência e com o apoio dos familiares. É um Programa de atenção domiciliar que ensina a família a cuidar do paciente e, com isso, torna o tratamento mais humanizado. Um grande ganho para a saúde de Aragarças”, ressaltou o secretário de Saúde, Pastor Silvio Dias.

A indicação para o atendimento domiciliar aos pacientes de maior complexidade poderá ser feita pelas equipes da Atenção Primária, Estratégia Saúde da Família ou ainda pelo Hospital Getúlio Vargas. Entre os benefícios do SAD – “Melhor em Casa” estão a humanização da atenção à saúde, com a ampliação da autonomia dos pacientes em seus próprios domicílios; a redução do período de internação, diminuindo o risco de infecções dos pacientes; e a melhoria da gestão dos leitos hospitalares, evitando a superlotação de serviços de urgência e emergência.

Secom-Aragarças

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo