Cidades

Prefeito Marcelo Aquino esclarece que ambulâncias vieram para Prefeitura e não para associação indígena – vídeo

O gestor chegou a oferecer os veículos para que o Dsei Xavante pudesse assumi-las e encaminhá-las aos índios.

Da redação | Araguaia Notícia 

O prefeito da cidade de General Carneiro (MT), Marcelo Aquino, recebeu na segunda-feira (4), lideranças da Reserva Sangradouro, da etnia xavante, para tratar sobre a questão de duas ambulâncias que foram prometidas aos indígenas, porém, foram encaminhas à Prefeitura para atendimento da saúde básica.

Marcelo explicou que os indígenas foram ‘enganados’ durante a eleição de 2018 por representantes de dois deputados, que foram até as aldeias, e prometeram as ambulâncias, porém, na hora de elaborarem as emendas, os veículos foram direcionados à Prefeitura para atendimento da saúde básica no período pandêmico e que, agora, a administração não pode legalmente, repassar os veículos para as aldeias como querem os caciques.

“Nós chegamos adesivar as ambulâncias e procuramos o coordenador do Distrito de Saúde (DSei) Xavante de Barra do Garças e também do DSei Bororo, que fica em Cuiabá, já que para o distrito de saúde, a Prefeitura pode entregar os veículos, no entanto, ambos não demonstraram interesse em ficarem com as ambulâncias”, disse.

No caso do DSei Xavante de Barra do Garças, o prefeito explicou que alterou uma ata no legislativo por quatro vezes para que o DSei pudesse assumir o veículo, mas não houve jeito. “Decidi então chamar os índios para explicar o que está acontecendo e propor que as ambulâncias fiquem aqui na sede do município e atender emergências nas aldeias”, ressaltou.

Essa polêmica foi parar na Câmara também no dia 13 de maio, quando o coordenador regional do DSei Xavante de Barra do Garças compareceu, mas argumentou que órgão não tem condições de ficar com a ambulância, pois, não dispõe de motorista com curso de primeiros socorros e condições de abastecer o veículo.

As ponderações do prefeito foram acompanhadas atentamente pelo ex-vereador Bartolomeu Patira, professor Luciano Xavante, Natal Xavante e outras lideranças xavantes, que agora vão procurar o DSei Xavante de Barra do Garças para buscar outra alternativa para o impasse, enquanto isso as ambulâncias permanecem com a prefeitura de General.

Veja o vídeo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo