Prefeito interino e filho de ex-prefeito disputam prefeitura de Torixoréu com apoios na AL
A eleição está marcada para o dia 1º de agosto.
Andhressa Barboza/RDNews
A escolha para prefeito em Torixoréu, marcada para 1º de agosto, terá dois candidatos e promete disputa acirrada. Concorrem o prefeito em exercício, vereador Thiago Timo (PSB), no cargo desde quando a prefeita Inês Coelho (DEM) não pôde assumir a prefeitura, e Jonnes Saggin (PL), que é filho do ex-deputado estadual Lincoln Saggin.
O ex-parlamentar tentou emplacar sua candidatura a prefeito ainda ano passado, mas foi impedido pela Justiça Eleitoral por condenação por improbidade administrativa de quando foi gestor do município. Agora, seu filho Jonnes concorre em chapa com o pecuarista Raimundão (PSL) de vice.
Os Saggin terão o apoio de lideranças do MDB, como a deputada estadual Janaína Riva e o deputado federal Valtenir Pereira.
Já Thiago, ao lado do vice, o vereador José Wilton, atual presidente da Câmara, deve contar com apoio do correligionário presidente da Assembleia, Max Russi (PSB). As convecções foram na quinta (17) e os partidos formalizaram as chapas ainda na sexta (18).
A eleição acontece após a Justiça Eleitoral ter declarado a impossibilidade da prefeita reeleita assumir o cargo. Isso porque Inês Coelho (DEM) era casada com Odoni Mesquita (falecido), que foi eleito em 2016 e depois acabou cassado após prisão pela Polícia Federal por suspeita de desvios de recursos e fraudes em licitações.
Logo em seguida, Inês foi eleita e cumpriu o mandato. Contudo, a legislação não permite que a mesma família governe por 3 mandatos, o que a barrou de assumir o cargo na reeleição.
As eleições suplementares ainda ocorrem em Matupá e Acorizal em 1º de agosto.