Prefeito de Aragarças participa de protesto pela Autonomia Financeira dos Municípios nesta quarta (13), em Goiânia
Muitas prefeituras já estão operando no vermelho com as quedas dos repasses do FPM e ICMS.

Da redação | Rede da Notícia
O prefeito de Aragarças, Ricardo Galvão, participa nesta quarta-feira (13), em Goiânia (GO), do Dia Estadual de Protestos pela Autonomia Financeira dos Municípios. O evento será realizado pela Federação Goiana de Municípios (FGM) e a Associação Goiana de Municípios (AGM).
Segundo o prefeito, todas as atividades das prefeituras goianas serão paralisadas para a realização do protesto, que acontece a partir das 9 horas, no auditório Carlos Vieira, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). Os prefeitos defendem a autonomia financeira municipal.
“Chegou a um ponto que a diminuição do repasse do Fundo de Participação Municipal (FPM) está nos forçando a tomar decisões que não gostaríamos de tomar, que é a dispensa de pessoal, prejudicando e muito a prestação de serviços essenciais à comunidade aragarcense, lamentável”, lamentou Ricardo Galvão.
De acordo com as entidades que organizam a manifestação, as prefeituras não somente do Estado de Goiás, mas de todo o Brasil, têm enfrentado dificuldades financeiras nos últimos meses devido à queda de receitas e aumento de encargos e despesas.
As principais queixas dos prefeitos envolvem a queda do valor transferido por meio do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e do ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços), assim como o represamento de emendas parlamentares durante 2023, que foi 64% menor do que no último ano. (Com informações da Secom/Aragarças)