Pontal do Araguaia forma a 1ª Turma do Programa Mais MT Muxirum de Alfabetização
"Por meio do programa, vimos pessoas realizar o sonho de aprender a escrever o próprio nome", disse a secretária de Educação do município.
Da redação | Rede da Notícia
Pontal do Araguaia realizou na quarta-feira (09), a formatura da primeira turma do Programa Mais MT Muxirum de Alfabetização, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso. A solenidade aconteceu no plenário da Câmara Municipal.
O programa, idealizado com o objetivo de reduzir o índice de analfabetismo entre pessoas de 15 anos ou mais, conforme prevê a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), foi iniciado no município, em 2022 com a participação de 26 estudantes. Treze participantes conseguiram concluir o curso.
“Por meio do programa, vimos pessoas realizar o sonho de aprender a escrever o próprio nome, fazer uma lista de compras, ler a Bíblia, trocar documentos e comprar em estabelecimentos comerciais sem a necessidade da assinatura de recibos por terceiros. A leitura trás dignidade”, destacou a secretaria de Educação, Wandeir Silverina da Silva.
De acordo com a secretária, o envolvimento da comunidade e o empenho dos profissionais da educação envolvidos na alfabetização, foram essenciais para a eficácia do programa.
“Muitas pessoas não tiveram a oportunidade de estudar devido a vários fatores, como trabalhar para garantir o sustento da família, e para nós, enquanto gestores, é muito gratificante possibilitar que o acesso à educação básica, chegue a todos os moradores”, disse Wandeir.
Acompanhado pela primeira-dama, Adriana Lima, o prefeito Adelcino Lopo participou da formatura e parabenizou os formandos. “Não se trata apenas de ensinar adultos a ler e escrever, mas sim, de oferecer uma vida digna e com mais oportunidades. Parabéns a todos os formandos. Em 2023 continuaremos buscando parcerias que possam melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, afirmou Adelcino.
O programa, que é coordenado no município pela educadora Elayne Parreira, tem como professores, João Marcelo, Míriam Judith e Venilza.
A palavra “Muxirum”, vem do tupi guarani e significa “mutirão”, “fazer juntos”.