Polícia

Pela 1ª vez, PF de Mato Grosso será chefiada por mulher – conheça

Anúncio foi feito hoje e houve troca do comando de 20 estados.

Bárbara Sá | RDNews

A Polícia Federal em Mato Grosso passará a ser chefiada pela delegada Lígia Neves Aziz Lucindo. Essa é a primeira vez que uma mulher assume o cargo de superintendente no Estado. Lígia vai substituir o DPF Sergio Sadao Mori, que estava no cargo desde 2020. O anúncio foi feito no final da manhã desta terça (10), durante a cerimônia de nomeação do diretor-geral Andrei Rodrigues. Houve troca do comando em 20 estados.

Lígia é formada em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, sendo especialista em imigração. Também foi procuradora federal, vinculada à Advocacia-Geral da União e em exercício no Instituto Nacional do Seguro Social em Minas Gerais   entre 2002 e 2003.

Tomou posse no cargo de delegada de Polícia Federal em setembro de 2003, na Superintendência da Polícia Federal de São Paulo. A delegada coordenou a Força-Tarefa Previdenciária de São Paulo, na Delegacia de Repressão a Crimes Previdenciários na Superintendência da Polícia Federal na cidade.

Além disso, atuou como delegada Regional de Combate ao Crime Organizado da Superintendência no Tocantins (2007 a 2009), também tendo sido chefe do Núcleo de Disciplina da Corregedoria Regional da Superintendência em São Paulo (2010/2012).

Segundo ofício enviado pela PF ao Ministério da Justiça, também houve troca na chefia em Alagoas, Amazonas, Pará, Rondônia, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão, Tocantins, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Cargo

O superintendente regional da PF tem como missão o planejamento, a direção, a coordenação, o controle e a execução das atividades institucionais nos estados da Federação, observando o cumprimento das normas legais e das diretrizes emanadas pelas Unidades Centrais.

O prédio onde funciona a SR/MT foi reformado recentemente, 24 anos depois de ter sido construído. A obra durou pouco mais de dois anos e teve investimentos de R$ 15 milhões.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo