Parque das Águas Quentes passa por mutirão de limpeza e revitalização
O parque atualmente segue fechado por decisão judicial por conta da pandemia, mas a Prefeitura de Barra do Garças tem planos para a sua reabertura gradual com o avanço da vacinação contra a Covid-19.
Secom-BG
O Parque Municipal das Águas Quentes tem passado por um mutirão de limpeza desde a última sexta-feira (9), uma operação que faz parte do projeto de revitalização do espaço evitando a deterioração de sua estrutura pela ação do tempo.
Na sexta-feira a equipe da Secretaria de Turismo, coordenada pela secretária Jessika Hirata, a Secretaria de Meio Ambiente, coordenada pelo secretário, Clerismar Ferreira em conjunto com a Defesa Civil acompanharam o Corpo de Bombeiros durante a poda de algumas árvores no local.
Na última terça-feira (13/07) a empresa Clean Master esteve no Parque para realizar a limpeza do córrego das Águas Quentes. O canal é responsável pelo escoamento das águas das piscinas e necessita de limpeza pelo menos uma vez ao ano para evitar o entupimento dos canos e da mina.
Foi feita a retirada de folhas, galhos e outros resíduos do córrego, além da realização da poda de árvores que ficam no entorno para evitar que o canal volte a se sujar rapidamente.
De acordo com a coordenadora do parque, Heryka Toledo, a limpeza também é essencial para evitar criadouros do mosquito da dengue, já que o canal tem um fluxo baixo de água corrente e os resíduos que caem no córrego podem obstruir a correnteza e deixar o ambiente propício para proliferação deste e outros animais transmissores de doenças.
Ainda nesta semana uma máquina retroescavadeira cedida pela empresa Águas de Barra do Garças deverá ajudar a equipe do parque na retirada desses resíduos e outros lixos. Além disso, como a área do parque é extensa, a poda das árvores continuará acontecendo no decorrer das próximas semanas.
As ações de revitalização estão acontecendo graças ao apoio e parceria da Secretaria de Urbanismo e Paisagismo Transportes e Serviços Públicos que contribuíram com a liberação da equipe e equipamentos, para a limpeza e manutenção do Parque, e também ao Corpo de Bombeiros Militar de Barra pelo trabalho de realização das podas.
O parque atualmente segue fechado por decisão judicial por conta da pandemia, mas a Prefeitura de Barra do Garças tem planos para a sua reabertura gradual com o avanço da vacinação contra a Covid-19, por isso as ações de revitalização se fazem necessárias.
A Secretaria de Turismo e a Secretaria de Planejamento Urbano e Obras já encaminharam a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística o projeto de reforma geral do parque e aguarda a resposta da instituição, para que o quanto antes a população e turistas possam usufruir de uma estrutura totalmente renovada, moderna e agradável.