Operação desarticula esquema de empréstimos com juros altos e ameaças aos devedores em Barra do Garças
Segundo a polícia, o esquema era comandado por pessoas de origem colombiana e venezuelana

Da redação | Rede da Notícia
A Polícia Civil de Barra do Garças (MT) deflagrou nesta quarta-feira (12), a “Operação Usura”, que apura a conduta de pessoas de origem colombiana e venezuelana que realizavam empréstimos com juros exorbitantes e efetuavam cobranças com emprego de violência e grave ameaça.
A operação é fruto do trabalho investigativo desenvolvido pela 1° Delegacia da Polícia Civil de Barra do Garças, que contou com a participação da Delegacia Especializada do Adolescente (DEA), Central de Termo Circunstanciado de Ocorrência e 2° Delegacia da Polícia Civil para a deflagração da Operação.
De acordo com a polícia, o grupo criminoso possui vínculo com integrantes de outros países, que fomentam a prática criminosa por meio de envios de dinheiro para que os empréstimos ilegais e com elevados juros fossem oferecidos a comerciantes do município.
Os contraventores buscavam garantir o recebimento de valores acrescidos de juros superiores a 20% ao mês, por meio de cobrança com forte intimidação e até ameaças de morte de familiares dos devedores.
A Operação cumpriu cinco ordens judiciais de busca e apreensão, que resultaram na apreensão de farto material comprobatório que irão instruir todo o procedimento criminal.
Houve ainda o flagrante da prática de infração penal praticada pelos criminosos alvos da ação.