Outras

Nova cepa da dengue é confirmada em três municípios de Mato Grosso

Variante está presente na África, Ásia e no Oriente Médio e é considerada a mais disseminada no mundo

Geovanna A. Torquato | RDNews

Três municípios de Mato Grosso registraram casos de uma nova cepa da dengue, segundo pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com o Laboratório Central de Mato Grosso (Lacen – MT). Os casos da variante cosmopolita, ou genótipo do sorotipo II, foram encontrados em amostras de Cuiabá, Nortelândia e Sorriso nesta semana.

Para o estudo, foram coletadas 32 amostras com o resultado positivo para dengue dos municípios citados e de Novo Mundo, Nova Maringá, Santo Antônio do Leverger, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Nova Santa Helena, Água Boa e Nortelândia. Do total, 29 corresponderam ao tipo DENV-1 genótipo V, o mais comum em Mato Grosso, e os três restantes ao tipo DENV-2, a variante cosmopolita.

Segundo a Fiocruz, essa é a primeira detecção da variante no Estado.

Além de Mato Grosso, já foram confirmados casos em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Goiás, sendo que o último já contabiliza duas mortes. A linhagem, presente na África, Ásia e no Oriente Médio, é considerada a mais disseminada no mundo e mais transmissível que o tipo DENV-1.

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) reitera os cuidados de prevenção ao vírus da dengue, como a limpeza de quintais e não deixar água parada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo