Mulher se passa por funcionária da Caixa e aplica golpe de quase meio milhão em prefeitura
Secretaria de Finanças de Rondonópolis informou que, assim que soube da ocorrência, contestou a transação junto à Caixa, além de registrar o boletim de ocorrência.

Vinicius Mendes | RDNews
A Prefeitura de Rondonópolis (MT) perdeu quase meio milhão de reais em um golpe aplicado por uma mulher que disse ser funcionária da Caixa Econômica Federal (CEF). A suspeita passou um link para uma servidora, que preencheu os dados solicitados. Dias depois ela descobriu que oito transferências bancárias foram feitas.
Um termo de representação criminal foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia de Rondonópolis no dia 8 de março, pela servidora Emilly Karolyne Freitas de Almeida.
No boletim de ocorrências ela relatou que trabalha na Secretaria de Finanças de Rondonópolis e que no dia 24 de fevereiro deste ano uma pessoa que se identificou como Ana Maria entrou em contato, dizendo ser funcionária da Caixa. A servidora passou a ligação para o secretário Rodrigo Silveira Lopes e a suspeita disse que estava realizando a atualização do módulo de segurança.
O secretário então retornou a ligação para Emilly e a orientou a não passar as senhas e chave de acesso à suposta funcionária. Ana Maria enviou um link à servidora, que foi preenchendo os dados.
A suposta atualização foi realizada e Emilly perguntou novamente o nome da suposta funcionária, que disse novamente que era Ana Maria. A suspeita passou um telefone à servidora, para que pudesse entrar em contato com ela.
Já no dia 7 de março o assistente de varejo entrou em contato com Emilly e disse que a transação bancária, TED, de sexta-feira havia dado certo. A servidora foi então analisar a transação e verificou que foram realizadas oito transferências das contas federais, no total de R$ 467,7 mil, para oito contas diferentes em diversos bancos.
Por meio de nota, a Secretaria de Finanças de Rondonópolis informou que, assim que soube da ocorrência, contestou a transação junto à Caixa, além de registrar o boletim de ocorrência.
“Tomamos todas as providências cabíveis para que nenhum caso como esse ocorra novamente. Uma delas foi a troca das senhas de acesso de todos os usuários do sistema de finanças da Prefeitura”, comentou o secretário Rodrigo Silveira Lopes.