Morador de Campinápolis se emociona ao registrar ambulâncias transferindo pacientes com Covid-19 em busca de UTI; veja vídeo
Na gravação é possível escutar a voz de um homem, que lamenta a situação que o município tem enfrentado.
Michael Esquer/Olhar Direto
Imagens de domingo (6), que circulam na internet, mostram um morador do município de Campinápolis (MT) em frente a uma unidade de saúde da cidade registrando, emocionado, a saída de três ambulâncias, que estariam transferindo pacientes com Covid-19 para hospitais de municípios vizinhos em busca de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Na gravação é possível escutar a voz de um homem, que lamenta a situação que o município tem enfrentado em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Ele ainda fala sobre uma familiar que estaria entre as pacientes transferidas.
“É gente, isso aqui é Campinápolis. Quem pensava que ia acontecer e passar isso no momento que tá acontecendo aqui. Oh, meu Deus. Três ambulâncias. Quem imaginava, pensava que ia acontecer e passar isso, é difícil. É só Deus mesmo, é muito triste, tá saindo ambulância agora, tem outra ali encostada, minha cunhada vai sair agora”, disse o homem.
De acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), até a tarde deste domingo (6), o município de Campinápolis registrou 1.118 casos confirmados da Covid-19, sendo registrados 27 óbitos em decorrência do coronavírus na cidade. Atualmente, 11 pacientes estão internados e 100 estão em monitoramento.
No dia 26 de maio, em decorrência do aumento de casos no estado, o prefeito do município José Bueno Vilela (DEM), também conhecido como Zé Bueno, emitiu um novo decreto endurecendo as medidas de restrição para conter o avanço da pandemia.
Entre as restrições está: evitar circulação de pessoas pertencentes ao grupo de risco, conforme definição do Ministério da Saúde; disponibilizar locais adequados para lavagem frequente das mãos com água e sabão e/ou disponibilização de álcool na concentração de 70%; ampliar a frequência diária de limpeza e desinfecção de locais frequentemente tocados, tais como pisos, corrimãos, maçanetas, banheiros, interruptores, janelas, telefones, teclados de computador, controles remotos, máquinas acionadas por toque manual, e outros.
De acordo com o documento, ainda se deve evitar a realização presencial de reuniões de trabalho e priorizar a realização de atividades de forma remota. Supermercados, distribuidoras de gás, açougues e frutarias, os quais são reconhecidos como serviços essenciais, podem funcionar normalmente de segunda a sexta-feira das 05:00 às 19:00 h, e aos sábados das 05:00 às 14:00h, sendo estes fechado aos domingos.
https://www.youtube.com/watch?v=UJB2DkTs-Ng