Medicamento da Pfizer via oral contra covid-19 será testado em Mato Grosso
Em todo o país, 29 centros de pesquisa participam dos testes, que tem aprovação da Anvisa

Ana Flávia Corrêa | RDNews
Mato Grosso fará parte dos testes clínicos de um novo medicamento contra a covid-19 desenvolvido pela Pfizer. De acordo com informações da Agência Brasil, pesquisa em desenvolvimento utiliza a molécula PF-07321332, um antiviral da classe dos inibidores de protease.
Administrado via oral, remédio já mostrou potencial para ser utilizado contra o novo coronavírus. Além de Mato Grosso, fazem parte da pesquisa centros em Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo.
Molécula já foi aprovada na 1ª fase. Agora, testes são feitos em três tipos de pacientes, não vacinados ou vacinados com suspeita de covid-19 e baixo risco de desenvolver doença grave; não vacinados com suspeita e diagnóstico de covid-19 e com alto risco de desenvolver doença grave; e pessoas não vacinados cujos contatos domiciliares estão com covid.
Para serem realizados no Brasil, os estudos são previamente aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).