Política

Mauro Mendes e Dr. Eugênio cumprem agenda em Confresa e Porto Alegre, nesta sexta-feira, 14

A construção do Hospital Regional do Norte Araguaia faz parte do programa de investimentos previsto pelo Governo do Estado.

Naiara Martins/Assessoria

O governador Mauro Mendes e o deputado estadual Dr. Eugênio Paiva (PSB) estarão nesta sexta-feira, 14.05, nos municípios de Confresa e Porto Alegre do Norte para, entre outros assuntos, retomar as discussões sobre a construção do Hospital Regional do Norte Araguaia. A comitiva que também contará com a presença do vice-governador Otaviano Pivetta, reunirá prefeitos do Norte Araguaia, líderes políticos e técnicos da área da saúde.

A comitiva desembarca às 12h30 no Aeroporto de Confresa, horário de Brasília. A agenda terá início às 14h com a vistoria de possíveis áreas para construção da unidade em Confresa. Em seguida, a comitiva se deslocará para Porto Alegre do Norte, onde também serão vistoriadas novas áreas.

O objetivo da agenda é reunir informações técnicas sobre o município que melhor contemple a localização do regional. O assunto é pauta recorrente na região, que trabalha há mais de 10 anos pela implantação de uma unidade hospitalar de média e alta complexidade. A expectativa é pela instalação de 150 leitos de enfermaria e internação, e outros 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A região está localizada a mais de 1.200 km de Cuiabá, no extremo Norte Araguaia, e conta com uma estrutura hospitalar deficiente. Com o novo regional, a região terá condições de garantir atendimento aos pacientes, que em casos mais graves, acabam remanejados para o Hospital Regional de Água Boa, e na maioria das vezes, para atendimento em estados vizinhos, como Goiás e Tocantins.

A unidade beneficiará diretamente os municípios de Porto Alegre do Norte, Confresa, Santa Terezinha, Vila Rica, Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada, São Félix do Araguaia, Alto Boa Vista, Canabrava do Norte, Luciara, Novo Santo Antônio, Santa Cruz do Xingu e São José do Xingu, uma população estimada em mais de 124 mil habitantes.

“Temos mantido uma agenda sistemática junto ao governador Mauro Mendes e ao secretário Gilberto Figueiredo [Saúde] para a construção da unidade, independente do município definido. Nossa defesa é para que o Norte Araguaia seja contemplado e receba a infraestrutura justa e necessária para o atendimento da nossa população. O hospital é um clamor antigo da região, que carrega o sentimento de abandono, governo após governo. Tenho certeza que pela postura sensível e eficiente do governador, teremos finalmente o início da concretização desse grande sonho”, defendeu Dr. Eugênio.

A construção do Hospital Regional do Norte Araguaia faz parte do programa de investimentos previsto pelo Governo do Estado na ordem de R$1,18 bilhão na área da saúde. Atualmente, a região conta com o Hospital Municipal de Confresa com leitos insuficientes para atender as demandas da região.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo