O Galpão do Produtor Rural, que fica no distrito de São Vicente, em Araruama, na Região dos Lagos do Rio, recebeu na terça-feira (08) uma máquina de beneficiamento de frutas cítricas. O equipamento vai fomentar a agricultura na região.
A cidade é, atualmente, o maior produtor de citrus do estado do Rio de Janeiro. São produzidas cerca de 30 mil toneladas de frutas por ano. Com a nova máquina, os pequenos produtores rurais ganharam mais um incentivo.
A entrega foi realizada nesta terça-feira pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Ambiente, Agricultura, Abastecimento e Pesca. A cerimônia foi transmitida pelas redes sociais para evitar aglomerações e contaminação pelo novo coronavírus.
De acordo com o município, a máquina de beneficiamento de citrus é toda automatizada e realiza procedimentos nas frutas como laranja, limão e tangerina ponkan. Entre os procedimentos estão a limpeza, separação das frutas por tamanho, secagem e utiliza um produto especial que dá aspecto de brilho às frutas.
O objetivo com a nova máquina é agregar valor aos produtos no mercado. Segundo técnicos da Secretaria de Ambiente, Agricultura, Abastecimento e Pesca, os preços das caixas dos citrus podem ter um acréscimo de até 50% depois do beneficiamento.
A expectativa é de que 50 produtores rurais de Araruama sejam atendidos, sem nenhum custo para eles. Por dia, deverão ser beneficiadas cerca de 200 caixas de frutas.
Os próprios produtores rurais, já cadastrados junto à Secretaria de Agricultura, serão responsáveis por levar seus produtos até o Galpão e utilizar a máquina para o beneficiamento. Não será preciso agendar. O atendimento vai ser por ordem de chegada.