Justiça do Trabalho homologa mais de 40% de acordos trabalhistas em mutirão realizado em Barra do Garças
Dos 69 processos pautados, 28 terminaram em acordo no mutirão promovido pela equipe do Cejusc de 1º grau.

Aline Cubas | Assessoria
Quatro em cada 10 casos incluídos na pauta do Cejusc Presente, realizado em Barra do Garças, foram conciliados. Dos 69 processos pautados, 28 terminaram em acordo no mutirão promovido pela equipe do Cejusc de 1º grau.
Parte da estrutura do Cejusc, que funciona em Cuiabá, foi deslocada para o Fórum Trabalhista de Barra do Garças no período de 28 de agosto a 1º de setembro, com a instalação de duas salas de conciliação, e a atuação da juíza Leda Borges, coordenadora do Cejusc, e duas conciliadoras.
Esta é a segunda edição do Cejusc Presente, que tem o objetivo de aproximar a unidade de quem tem processo trabalhista nas cidades do interior do estado. A primeira edição foi realizada em Rondonópolis, em março deste ano.
Em Barra do Garças, a iniciativa foi aprovada pelos participantes. Segundo a advogada Roberta Lourença, presidente da Comissão de Direito do Trabalho da Subseção local da OAB, a iniciativa é mais uma ação de aproximação do TRT da sociedade e de um ideal de justiça, em que as partes decidem a solução da demanda. “Que a semente da conciliação se multiplique, pois isso contribui para uma justiça mais célere e efetiva, beneficiando o judiciário, a advocacia e principalmente as partes que são as mais interessadas”, afirmou, ao registrar agradecimentos à equipe do Cejusc.
Para o advogado Michel Ribeiro, também presente em várias audiências no decorrer da semana, a iniciativa contribuiu para a evolução de vários casos em discussão, alguns encerrados por meio de acordos, e outros “iniciado ‘bate papo’ com a parte adversa que, possivelmente, caminhará para um ajuste (acordo) nas próximas semanas.” E formulou pedido de que o mutirão ocorra mais vezes na cidade, para que se possa “contar com o apoio do Cejusc novamente por aqui.”
Cultura do acordo
Os esforços da equipe foram destacados pela diretora da Vara de Barra do Garças, Thaís Góes, para quem a presença do Cejusc em Barra do Garças ganha importância por fomentar a cultura de acordo. “As partes e advogados se mostraram satisfeitos com a iniciativa do Tribunal”.
Ela ressaltou ainda a forma como os trabalhos foram conduzidos, em especial a atenção da equipe às reações dos advogados e partes, e a experiência demonstrada pela magistrada e as duas conciliadoras, Solange Dias e Priscila Mendes. “Elas fizeram um excelente trabalho de conscientização da importância dos acordos e dos advogados terem uma postura mais conciliadora”, concluiu a diretora.
Ao final, o percentual de acordos durante essa edição do Cejusc Presente atingiu 41,79%. Conforme a conciliadora Priscila, à medida que advogados e partes entravam na sala de audiência e iam entendendo o formato das negociações no Cejusc, tornavam-se mais receptivos e abertos. Dentre os 28 casos conciliados, muitos envolviam o principal frigorífico da região e com os quais chegou-se a um percentual de 50% conciliados.
Segundo a juíza Leda Borges, coordenadora do Cejusc, partes e advogados se mostraram satisfeitos com a abordagem, que possibilita sentar à mesa de negociação e participar da construção da solução dos conflitos. Mesmo quando não é possível o acordo, a realização da audiência nesses moldes abre uma porta para viabilizar uma resolução amigável, em momento posterior. “O objetivo principal do evento está sendo alcançado ao lançarmos a semente da disseminação da cultura da paz”, reiterou a magistrada.
Conciliar
Se você tem um processo na Justiça do Trabalho e quer conciliar, entre em contato com Cejusc pelo telefone (65) 3648-4097. Também é possível falar diretamente na Vara do Trabalho onde o processo tramita ou manifestar o interesse pelo menu “Conciliação”, no site do TRT (www.TRT23.jus.br).