Cidades

Juntos pelo Araguaia: Governo de GO recupera 100 hectares de áreas degradadas e inaugura viveiro de mudas nativas em Piranhas

Juntos Pelo Araguaia beneficia mais de 100 mil pessoas com a recuperação de mananciais e aumento da disponibilidade hídrica

Assessoria | Semad-GO

A Secretaria Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) encerrou o lote um do programa Juntos Pelo Araguaia em Piranhas, na última sexta-feira, 21 de março. O evento celebrou ações implementadas na recuperação de 100 hectares de áreas degradadas no município e, ainda, promoveu a inauguração do Centro de Produção Florestal Sustentável para o Bioma Cerrado, que vai abastecer o programa para ações de recuperação ambiental.

Reconhecido como uma das iniciativas ambientais mais importantes do mundo, o Programa Juntos Pelo Araguaia é desenvolvido pela Semad, em parceria com o Instituto Espinhaço, idealizadora do Programa e executora dos 4 primeiros lotes, na integração de políticas públicas para a restauração de nascentes e afluentes do Rio Araguaia que contribuem para o abastecimento público, visando ao aumento da disponibilidade hídrica e a recomposição florestal através da condução da regeneração, adensamento e enriquecimento.

“Vocês não têm ideia do poder, do exemplo que Piranhas está dando para o Brasil e para o mundo”, destacou a titular da Semad, Andréa Vulcanis, na primeira parte da cerimônia, realizada na Câmara de Vereadores de Piranhas.

Como não usa recursos públicos, a verba do programa foi doada pela empresa Anglo American. Além de Vulcanis, estiveram presentes o presidente do Instituto Espinhaço, Luiz Oliveira, a coordenadora de meio ambiente, Ana Cláudia Neves Alvim, o prefeito de Piranhas, Fábio Lasserre, e o diretor administrativo do Instituto Espinhaço, Sergio Cappai.

Durante a cerimônia, a produtora rural Claudia Kelia de Sousa emocionou a todos ao relatar que conseguiu superar um grave problema de escassez hídrica em sua propriedade com ajuda do programa. “Estávamos totalmente sem água, estava muito seco. Esse projeto chegou, com profissionais tão atenciosos, e hoje jorra água na nossa propriedade. Temos água em abundância”, afirmou.

A coordenadora do Juntos Pelo Araguaia, Maiara Soares, diz que mais de 100 mil pessoas foram beneficiadas pelo programa, que alcança 16 municípios de Goiás. Por meio do lote um, a iniciativa colaborou com o aumento da produção de água em propriedades rurais e melhoria da economia local, através da implantação de 690 hectares em 5 municípios que estão em execução atualmente e mais de 200 mil mudas plantadas.

Centro de Produção Florestal do Cerrado

O Centro de Produção de Mudas Nativas para o Bioma Cerrado fica localizado no trevo da cidade de Piranhas – saída para Goiânia, entre a BR-158 e a GO-060. O terreno foi cedido pela proprietária rural Ana Amélia Nogueira. Nele, será feito todo o trabalho de coleta e análise de sementes, produção de mudas cultivo e o plantio nas propriedades rurais selecionadas pelo Programa.

O local é administrado pelo Instituto Espinhaço, responsável pela produção e distribuição das mudas aos lotes do projeto e, ainda, pela execução dos 4 primeiros lotes do Programa Juntos Pelo Araguaia. Atualmente, o Centro de Produção de Mudas tem capacidade de produção de 600 mil mudas por ano, mas a expectativa é que chegue a 4 milhões por ano.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo