Infectados pela Covid-19 podem ser levados à delegacia se descumprirem quarentena obrigatória
As regras seguem as recomendações de prevenção à doença
Raynna Nicolas/Hipernotícias
Um decreto de Nova Xavantina (MT) gerou polêmica depois que um munícipe supostamente foi multado por circular na cidade com quadro suspeito de Covid-19. A notícia, contudo, era falsa. Por outro lado, no dia 6 de janeiro, a prefeitura do Município restringiu a circulação de pessoas que estejam, comprovadamente, com o vírus.
Caso o infectado seja flagrado descumprindo o decreto, o infrator pode ser conduzido à delegacia para a confecção de boletim de ocorrência.
No caso dos estabelecimentos comerciais que desrespeitarem as medidas de combate à Covid-19 estão previstas sanções administrativas e multa. As regras seguem as recomendações de prevenção à doença, como distanciamento e uso obrigatório de máscara.
No documento, o prefeito do município, João Machado Neto, o João Bang (PSB), considerou o novo surto de coronavírus que assola o país e fez com que os números da pandemia acelerassem na maioria dos municípios mato-grossenses.
Com o agramento da situação, o gestor editou ainda novos decretos. No mais recente, a prefeitura proibiu a venda e o consumo de bebidas alcoólicas no município.
A “lei seca” de Nova Xavantina começou a vigorar na última terça-feira (23) e deve durar até o domingo (28), mas pode ser prorrogada.
Nas redes sociais, o prefeito fez um apelo para que a população atenda ao isolamento social. “Vamos ficar em casa, por você e por nossas famílias!”, escreveu