Imprudência no trânsito é a principal causa de acidentes em MT
Estatísticas gerais apontam que mais de 90% dos acidentes de trânsito decorrem de falha humana.
Por Anélica Neri, Centro América FM
A imprudência no trânsito é a principal causa dos acidentes registrados em Mato Grosso, segundo a gerente de Ações Educativas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Rosane Pölzl. As estatísticas gerais apontam que mais de 90% dos acidentes de trânsito decorrem de falha humana.
No ano passado, o estado registrou 6.578 acidentes, resultando em 629 óbitos e 5.949 lesões corporais.
Segundo a gerente, os principais fatores relacionados aos acidentes são:
Excesso de velocidade
Ultrapassagem indevida
Embriaguez ao volante
Uso do celular
Conforme dados do Observatório de Segurança Pública, houve um aumento de 25% em comparação com 2019.
Para que esse número seja reduzido é preciso a mudança de hábito dos condutores, segundo Rosane.
“Mudança de hábito é uma questão bem complicada. Na pandemia, aprendemos que temos que seguir as medidas de segurança para preservar a vida. Temos que começar a encarar também a legislação de trânsito como um protocolo de segurança. Os hábitos que temos no trânsito precisam ser revistos e para isso precisamos fazer um exercício de persistência”, ressaltou.
Maio Amarelo
De acordo com o Detran-MT, devido às restrições impostas pela pandemia, as ações da campanha vão acontecer de forma digital para evitar aglomerações.
Com o tema ‘Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito’, a campanha Maio Amarelo iniciou com objetivo de promover a empatia em prol da preservação de vidas no trânsito, trazendo mais consciência e harmonia para um trânsito com mais respeito e responsabilidade.
O Maio Amarelo de 2021 seguirá o mesmo padrão do movimento realizado no ano passado. Devido às restrições impostas pela situação de pandemia, as ações da campanha serão de forma digital para evitar aglomerações.