Homem é preso pela PRF em Barra do Garças com mais de 65 kg de pedras preciosas e arma de fogo
A apreensão aconteceu durante uma fiscalização de rotina na BR-070.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na tarde de quarta-feira (16), 65,6 kg de pedras preciosas em um carro que trafegava na BR-070, em Barra do Garças. Uma arma de fogo também foi apreendida.
O homem de 42 anos que dirigia o veiculo Fiat Toro abordado no km 12 da rodovia, disse aos policiais que havia saído de Espigão D’Oeste (RO) e iria para Palmas (TO).
Explicou que o motivo da viagem foi o fato dele ter ido à Rondônia para mexer com madeiras em uma área rural próximo à terras indígenas.
Na carroceria da caminhonete, ele levava uma motocicleta e uma sacola com 65,6 kg de pedras preciosas, que informou ser Ametista.
Questionado sobre a origem da matéria-prima, o motorista disse que pegou as pedras em um garimpo próximo a Espigão.
Por meio de uma busca detalhada, os policiais encontraram uma arma de fogo calibre 357 carregada com seis munições, além de uma sacola plástica com outras 12 munições do mesmo calibre.
O suspeito afirmou não possuir registro nem porte para o armamento.
A PRF constatou, inicialmente, ocorrência de usurpação de bem ou matéria-prima da União, além do crime de porte ilegal de arma de fogo.
O suspeito foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil juntamente com a arma de fogo apreendida, enquanto as pedras preciosas foram levadas para registro de ocorrência junto à Polícia Federal.