Guia turístico pesca piraíba de mais de dois metros no Rio Araguaia
Piraíba de 2,16 metros de comprimento e aproximadamente 120 quilos maravilhou grupo de pescadores. Pesca aconteceu na Região da Viúva, em Nova Crixás.

Michely Loures | g1 Goiás
O guia turístico Wesley Silva capturou uma piraíba de 2,16 metros de comprimento e em uma região do Rio Araguaia conhecido como “Viúva”, em Nova Crixás, na última sexta-feira (29). Wesley, que estava com um grupo de pescadores, contou ao g1 Goiás que está tendo um bom ano de pesca, com um grande volume de peixes.
A piraíba capturada por Wesley tem cerca de 120 kg e é considerada, até agora, a maior da Pescaria 2025 do Vale do Araguaia, segundo o guia e uma das maiores já vistas de acordo moradores mais antigos da região.
O guia também contou que antes de começar a trabalhar no ramo, pescava mais sozinho. Mas que desde 2023 começou a trabalhar nessa área por sua paixão pelo esporte e conhecimento sobre a região. Disse também que considerava um sonho pessoal pescar um peixe tão grande: “O maior que eu tinha pegado era 1,98 metro, e esse aí foi o maior, 2,16 metros. Esse ano, graças a Deus, tivemos bastante peixe”.
Pesca responsável
Edmar Sousa, um dos pescadores que estava no grupo de Wesley, contou que a pesca da piraíba aconteceu nos primeiros 15 minutos do primeiro dia de pesca na região. E gastaram aproximadamente 50 minutos para conseguir tirar ela da linha, com cuidado e muita luta.
O pescador, que também compartilhava do mesmo sonho de Wesley de capturar um animal de tamanho tão grande, disse que pescava há 15 anos na Região da Viúva, mas ressalta a importância do cuidado e da responsabilidade ao praticar o esporte.
“A pesca predatória é algo que não pode acontecer, uma pessoa não pode tirar a vida de um peixe desse. Deve ser cuidado com todo carinho e respeito e devolvido ao habitat natural dele, para que outras pessoas possam viver essa experiência que eu vivi, que é maravilhosa e única”, disse.
A pesca aconteceu em um local de pesca esportiva. O peixe foi devolvido à água, também em cumprimento da Lei Estadual Cota Zero (nº 17.985/2013), que proíbe o transporte de peixes nativos em qualquer quantidade, incentivando a captura e, posteriormente, a soltura dos animais à água para permitir a recuperação das espécies.
Os dois pescadores, que receberam comemorações e parabenizações nas redes sociais, contaram sobre a realização desse sonho. E aproveitaram para registrar o momento tanto por realização pessoal como pela surpresa em relação ao tamanho do animal.
