Goiano que mora na Ucrânia não consegue atravessar fronteira para deixar o país
Ele e amiga decidiram ir para outra cidade e planejar o jeito mais seguro de chegar a outro país. Fronteira estava fechada para passagem de carros e travessia de pedestres era limitada.
Vitor Santana | g1 Goiás
O goiano Gabriel Felipe Costa, de 25 anos, que mora na Ucrânia, conta que não conseguiu atravessar a fronteira para deixar o país e fugir da guerra. Oficiais falaram que o tempo de espera para conseguir ir para a Romênia seria de até quatro dias. Agora, ele estuda qual melhor alternativa para conseguir ficar em segurança.
O jovem, que mora em Kiev, capital ucraniana, há mais de três anos, saiu com apenas uma mochila de seu apartamento. Ele e uma amiga cruzaram parte do país de carro para tentar ir para a Romênia. Porém, ao chegarem à fronteira, se surpreenderam com a quantidade de pessoas e carro tentando fugir do conflito.
“A fronteira está nesse momento está fechada, não está passando ninguém, só estão passando pessoas andando e muito lentamente. Recebi a previsão de quatro dias de espera no carro. Tomamos a decisão de voltar para Chernivtsi”, disse na rede social.
Agora, hospedado na casa de ucranianos, ele e a amiga estão pesquisando a situação em cada fronteira para saber qual a melhor alternativa para deixar o país. Gabriel disse que não se sente seguro atualmente na cidade onde está, pois já houve registro de ataque russo.
Ele, no entanto, ainda não decidiu se, após sair da Ucrânia, voltará para o Brasil. Devido ao trabalho e até mesmo aos pertences que deixou em Kiev, disse que vai esperar alguns dias para saber se o conflito terminará em pouco tempo.
Conflito
A Rússia iniciou uma operação de invasão da Ucrânia na madrugada de quinta-feira (24). O presidente Vladimir Putin anunciou uma ação militar e rapidamente ficou claro que suas tropas estavam atacando todo o território ucraniano – acompanhe a linha do tempo do confronto.