General Carneiro adota protocolo para monitorar casos de sarampo após registros em Primavera do Leste
O protocolo adotado é padronizado pelos municípios de Mato Grosso.

Da redação
Após a confirmação de dois casos de sarampo em Primavera do Leste, a Secretaria de Saúde de General Carneiro está trabalhando na identificação precoce de sintomas que possam a doença. O protocolo adotado é padronizado pelos municípios de Mato Grosso.
Segundo o secretário de Saúde, Carlos Dias, General Carneiro já está realizando a dose para crianças de 0 a 6 meses e atualização de cartões de vacina por meio de buscas ativas realizadas pelas equipes de salas de vacina e ACS (Agentes Comunitários de Saúde) em todo o município.
“Em General Carneiro, estamos vacinando todas às nossas crianças, porém, alertamos aos pais para que não deixem de vacinar seus filhos e protegê-los. A vacina é a forma mais eficaz de proteger contra essa doença”, disse o secretário, que vem acompanhando atentamento os dois casos já registrados na cidade vizinha e um terceiro caso suspeito em fase de análise.
Em 2026, a Organização Mundial de Saúde outorgou ao Brasil, o selo de erradicação do sarampo, contudo, casos na Bolívia, que faz fronteira com o país, acendeu o alerta. A família com registro de casos em Primavera do Leste, retornou recentemente da Bolívia, Mãe e filho contraíram a doença (ambos não estavam vacinados) e o pai estava com a vacina em dia.