Outras

Familiares e amigos prestigiam evento em homenagem aos 100 anos de história de Ladislau Cristino Côrtes

A cerimônia aconteceu na última quinta-feira (4) e reuniu cerca de 200 pessoas no Centro Cultural Valdon Varjão, celebrando a vida e o legado de um dos maiores líderes do Vale do Araguaia.

Na noite da última quinta-feira (4), o Centro Cultural Valdon Varjão foi palco do Memorial do Centenário de Ladislau Cristino Côrtes. Promovido pela Prefeitura de Barra do Garças, através da Secretaria de Cultura, em parceria com a Câmara Municipal, familiares e amigos do homenageado, a cerimônia reuniu cerca de 200 pessoas celebrando a vida e o legado de Ladislau.

O evento contou com exposições do acervo de Ladislau, além de exibições audiovisuais em sua homenagem, com mensagens de pessoas ilustres, familiares, amigos e admiradores, além de uma apresentação especial da dupla Eudes e Candinho, que emocionou o público ao som da autoral “Terra prometida” e de “Cabecinha no ombro”, de Almir Sater, canção favorita do saudoso homenageado.

Durante a cerimônia, o prefeito Dr. Adilson Gonçalves reforçou que celebrar o centenário de Ladislau é reafirmar o compromisso de Barra do Garças com a sua história. “Ladislau foi um dos maiores líderes da região e dedicou sua vida ao progresso do município barra-garcense, deixando um legado de trabalho, união e amor por nossa cidade”, completou.

Além do prefeito Dr. Adilson, estavam presentes no memorial o deputado estadual Júlio Campos; o presidente da Câmara de Vereadores, Alex Matos; o vereador Zé Gota; a primeira-dama Leila Batista; os secretários de Cultura e Assistência Social, José Roberto e Renata Bilego; e o suplente a deputado estadual, Moacir Couto.

Sobre Ladislau Cristino Côrtes 

Nascido em 15 de junho de 1926, Ladislau Cristino Côrtes teve uma infância marcada por desafios, mas cresceu amparado pelo amor e educação de seus pais adotivos, Antônio Cristino Côrtes e Joana Côrtes. Desde cedo, demonstrou sensibilidade social e espírito público, valores que nortearam sua trajetória política e o consolidaram como referência no Vale do Araguaia.

Carinhosamente apelidado de “Lalau”, foi prefeito de Barra do Garças por três mandatos e exerceu cargos de deputado estadual e federal. Sua gestão deixou marcas profundas, como a chegada da BR-158, a implantação da energia elétrica, a construção de escolas, a expansão de bairros e a fundação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), ações que moldaram o futuro da cidade.

Sua atuação política, marcada pela ética e pelo respeito, fortaleceu a imagem de Barra do Garças e abriu caminhos para novas gerações.

Da Secom | BG

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo