Etapa Intermunicipal da Conferência Nacional de Cultura reúne representantes de oito municípios em Barra do Garças
Evento realizado no fim de semana fortalece a cultura regional e promove integração entre municípios.
Aconteceu com grande sucesso a Etapa Intermunicipal da Conferência Nacional de Cultura, que reuniu representantes de oito municípios no Centro Cultural Valdon Varjão e no Centro Universitário Univar nos dias 22 e 23 de setembro.
O evento, que contou com a participação de Araguaiana, Araguainha, General Carneiro, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoréu e representantes de Cuiabá pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL-MT), teve como objetivo fortalecer a cultura na região e promover a integração entre os municípios.
Na abertura solene realizada no Centro Cultural Valdon Varjão, os participantes foram recebidos com uma apresentação do Coral Aracanto e, em seguida, foi apresentado o tema e os objetivos da Conferência Intermunicipal. Durante o evento, foram debatidos os eixos temáticos em grupos e houve apresentações culturais, como a do Grupo Siriri de Araguainha.
No segundo dia, as atividades foram realizadas no Centro Universitário Univar. Durante a manhã, os participantes continuaram o estudo dos eixos temáticos em grupos, visando aprofundar as discussões. À tarde, aconteceu a eleição da delegação que representará a região na etapa estadual da conferência e a elaboração do relatório final.
A presidente do Conselho de Política Cultural de Barra do Garças, Marinalva Marques, enfatizou a importância do evento: “A Conferência tem que ser vista como uma oportunidade para integração, aprendizado e compartilhamento de experiências, fortalecendo o compromisso com a cultura. Ela contribui para a capacitação de agentes culturais, garantindo a utilização eficaz dos recursos disponíveis”.
O secretário de Cultura do Barra do Garças, valorizou os esforços para que o evento fosse possível: “Um evento como esse, só é possível com uma equipe determinada e focada. O Conselho de Cultura foi fundamental para que ele acontecesse. E saímos daqui mais ricos culturalmente, muito melhores e mais unidos entre os municípios”.
O encontro foi uma demonstração de como a cultura pode atuar como um elo entre municípios, promovendo o intercâmbio de ideias e o fortalecimento da cultura regional.
Assessoria