Outras

Entrega de ambulância para indígenas de General Carneiro depende de órgão federal

Administração de Marcelo Aquino informou que toda a documentação, por parte do município, está pronta.

João Pedro Donadel | Semana7

Em novembro de 2021. a gestão de Marcelo Aquino (PL) recebeu, por meio das emendas parlamentares dos deputados estaduais Ondanir Bortolini – Nininho (PSD) e Janaina Riva (MDB), além de contrapartida da prefeitura no valor de R$ 50 mil, duas ambulâncias para as comunidades indígenas das etnias Xavante e Bororo de General Carneiro.

Contudo, até os dias de hoje, as ambulâncias se encontram sem uso, no pátio da prefeitura, por conta de uma burocracia da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

De acordo com o coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante de Barra do Garças, Romildo Ribeiro Parreira, responsável pela região, para que elas possam ser utilizadas pela comunidade.

“Eu já enviei ofício para Brasília, porque para eu receber a ambulância, preciso do seguro, cartão de abastecimento, verba para manutenção, motorista, entre outras coisas”, explicou Ribeiro.

Segundo o coordenador, responsável pela comunidade Xavante no município, a situação é a mesma com o DSEI de Cuiabá, que cuida dos Bororos.

“Se acontecer alguma coisa com elas sem essa documentação, não é Bolsonaro, não é Sesai que responde, sou eu, Romildo”, finalizou.

Enquanto este imbróglio não se resolve, as ambulâncias dedicadas exclusivamente para as duas etnias presentes em General Carneiro ficam, dia após dia, paradas.

A administração de Aquino reiterou que toda a documentação por parte do município está nas mãos do DSEI. A informação foi confirmada pelo procurador do município, Ubiratan Barroso de Castro Junior.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo