Empresários são alvos de operação contra a pesca predatória em Aragarças – VÍDEO
Os empresários foram multados pela Polícia Ambiental no valor aproximado de R$ 150 mil.
Da redação | Rede da Notícia
A Polícia Civil de Aragarças deflagrou na sexta-feira (13), a Operação “Rã Di 3”, de combate à pesca predatória no município. Dois empresários foram alvos da operação.
As equipes policiais foram a um hotel da cidade, localizado na Avenida Beira Rio, averiguar a denúncia que os proprietários estariam armazenando pescado fresco de origem predatória, e ocultando apetrechos proibidos como redes e tarrafas.
Após observarem vestígios do pescado no freezer, e em um dos quartos do hotel, os agentes acionaram a Polícia Ambiental do estado de Goiás, que executa a fiscalização no Rio Araguaia.
De acordo com a polícia, os empresários tentaram esconder o pescado debaixo da cama de um dos apartamentos, afirmando que não abririam a porta para a fiscalização, sob o argumento de ter hóspede no quarto.
Ao serem informados que os agentes fariam o arrombamento, um funcionário se apresentou e permitiu a entrada, momento que os proprietários fugiram em direções distintas. Um saiu pelos fundos e o outro pela frente do estabelecimento.
Os dois suspeitos foram identificados, qualificados e serão indiciados criminalmente por pesca predatória.
Durante a ação foram apreendidos cerca de 150 kg de pescado das espécies barbado e piraíba, além de aproximadamente 300 metros de rede de pesca.
Os empresários foram multados pela Polícia Ambiental pelo uso de apetrecho proibido e armazenamento de pescado de origem predatória, no valor aproximado de R$ 150 mil.
As espécies apreendidas foram doadas para instituições beneficentes do município e as redes foram incineradas.
Em nota, a Polícia Civil ressaltou a importância do período de defeso para a reprodução dos peixes, e lembrou que a pesca está proibida nos rios dos Estados de Goiás e Mato Grosso, enfatizando que toda denúncia será apurada.
A Operação recebeu o nome de “Rã Di 3” que na língua Xavante significa limpo.
Vídeo