Emissão de alvarás cresce 20% para investimentos na construção civil, em Barra do Garças
Município aprovou a construção de mais de 60 mil metros quadrados em área construída, neste ano, com aumento de 5% em relação a 2024.
Da Secom | BG
Em 2025, a emissão de alvarás de construção em Barra do Garças cresceu 20%, se comparado ao ano anterior. O dado confirma a tendência de crescimento na construção civil, setor fundamental na economia local, responsável por movimentar diferentes segmentos e gerar empregos diretos e indiretos.
Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Sustentável de Barra do Garças, até novembro de 2025, o município emitiu 550 alvarás de construção, contra 431 de 2024, um crescimento de cerca de 20%. A expectativa é que até o final do ano o número chegue aos 600 alvarás aprovados.
O total de área construída também aumentou em um ano. Em 2025, foram aprovados para construção 61.675 metros quadrados no município, contra 58.765 metros quadrados em 2024, resultando em um crescimento de 5%.
Os dados se referem a construções de casas, prédios comerciais e outros tipos de empreendimentos.
O desenvolvimento da construção civil em Barra do Garças representa um impacto significativo na economia local e na vida das pessoas. O setor movimenta outros segmentos, como os comércios de materiais para construção, empresas de engenharia, arquitetura e transporte. Com efeito, aumentam-se os investimentos privados no município, a geração de empregos diretos e indiretos e a distribuição de renda.
Por outro lado, a arrecadação da cidade também aumenta, visto que as obras geram taxas e impostos. Os tributos viram investimentos públicos que beneficiam diretamente a população.
“O município está se tornando cada vez mais atrativo para o investidor e isso resulta em efeitos também no setor da construção civil. O setor movimenta toda uma cadeia produtiva e a nossa gestão está se empenhando para proporcionar condições de pleno desenvolvimento”, destacou o prefeito Dr. Adilson Gonçalves.
Segundo o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Thiago Barbosa, além de obras de infraestrutura e das constantes melhorias nos serviços públicos, que atraem o investidor, a Prefeitura também está desburocratizando os processos de emissão de alvarás e licenças para empreendimentos.
“Neste ano, sancionamos a lei do Alvará Imediato, um novo modelo de análise de projetos e emissão de alvarás. O documento é emitido de forma instantânea, sem papelada e sem burocracia. Assim que o profissional faz o cadastro da documentação da obra, no site da prefeitura, e paga a taxa, o alvará já é emitido e a execução do projeto pode iniciar. O cliente cobra celeridade do engenheiro e nós facilitamos no que podemos por aqui, para garantir obras mais ágeis”, explicou o secretário.








