Polícia

Em Aragarças, Polícia Civil alerta para aumento de casos de golpe no WhatsApp

Estelionatários agem de diversas formas, alerta o delegado Fábio Marques.

Da redação | Rede da Notícia 

A Polícia Civil de Aragarças emitiu um alerta nesta segunda-feira (27), sobre um novo golpe digital, que tem se espalhado pelo WhatsApp e WhatsApp Web, com o objetivo de roubar dados pessoais e bancários de usuários, especialmente no Brasil.

O delegado Fábio Marques usou as redes sociais para explicar como agem os criminosos.

Um vírus, denominado “Maverick”, se esconde em mensagens recebidas através do aplicativo. O golpe utiliza arquivos compactados em formato zip, que, ao serem abertos, ativam o vírus automaticamente.

Assim que é executado, o Maverick invade o smartphone da vítima, obtendo controle do aplicativo WhatsApp e monitorando o acesso a aplicativos bancários.

O vírus é capaz de gravar logins, senhas e outras informações sensíveis, que são posteriormente enviadas ao criminoso responsável pelo link malicioso.

Os golpistas utilizam esses dados para acessar e movimentar contas digitais das vítimas, causando prejuízos financeiros e comprometendo a segurança de informações pessoais.

As autoridades recomendam que os usuários evitem abrir links suspeitos ou arquivos compactados enviados por contatos desconhecidos ou mesmo por pessoas conhecidas, caso a mensagem pareça fora do comum.

Também é importante manter o antivírus atualizado, ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp e nunca compartilhar códigos de segurança recebidos por SMS.

A orientação é que qualquer atividade suspeita seja denunciada imediatamente à polícia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo