Outras

Educação e prevenção: escolas do município recebem ações de combate a dengue em Aragarças

A estratégia tem mostrado resultados positivos ao longo dos anos.

Como parte de uma ação anual já tradicional, a Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com a equipe da Atenção Básica e o setor de Endemias de Aragarças, deu início a mais uma rodada de visitas às escolas do município com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância da prevenção à dengue. A primeira instituição a receber a ação foi a Escola Municipal Laurita Martins.

Segundo os organizadores, a campanha tem um papel essencial na promoção da saúde pública. “A informação é preciosa. Quando as pessoas sabem como se prevenir, menos pessoas precisam de atendimento nos hospitais e unidades de saúde. Isso melhora a qualidade de vida da população e desafoga o sistema de saúde”, destacou a enfermeira Maria Aparecida.

A iniciativa, que conta com o apoio também da Secretaria de Educação, busca capacitar as crianças e jovens com informações simples, mas eficazes, sobre como evitar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Edinalva Fragoso, representante da Secretaria de Endemias, ressaltou a importância do trabalho conjunto entre as secretarias: “Com esse apoio, conseguimos levar informação de qualidade para dentro das escolas. As crianças aprendem e repassam esse conhecimento para os pais, vizinhos e colegas. A prevenção começa com a informação”.

A estratégia tem mostrado resultados positivos ao longo dos anos. O conteúdo apresentado em sala de aula é absorvido com entusiasmo pelos estudantes, que se tornam multiplicadores da mensagem dentro de suas casas e comunidades. “Às vezes não conseguimos encontrar os pais em casa, mas os filhos estão atentos na escola. Eles levam o que aprendem para dentro de casa e isso tem um impacto direto na prevenção”, explicou outro membro da equipe de saúde.

A ação educativa enfatiza que, embora o tratamento das doenças causadas pelo mosquito seja fundamental, a prevenção continua sendo a melhor alternativa. “É muito gratificante ver o brilho nos olhos das crianças ao nos ouvir. Sabemos que a nossa mensagem nem sempre é fácil, mas ela é essencial. Um mosquito pode afetar uma pessoa e, em pouco tempo, toda uma família. Por isso, prevenir é o melhor caminho”, reforçou uma das palestrantes da campanha.

A coordenadora da Atenção Básica, Ana Maria Vieira, informou que continuará à disposição das escolas e unidades de saúde para dar sequência às atividades educativas ao longo do ano, reforçando o compromisso com a saúde preventiva e a formação cidadã dos alunos da rede municipal.

Da Secom | Aragarças

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo