Dona de casa que passou fome cria projeto para doar comida para pessoas em situação de vulnerabilidade
Benedita Máximo Pereira, de 51 anos, distribui sopa para cerca de 200 famílias em Cuiabá.

Cínthya Rocha, TV Centro América
A dona de casa Benedita Máximo Pereira, de 51 anos, criou o projeto social ‘Pão solidário amor de mãe’ para doar comida para pessoas em situação de vulnerabilidade, em Cuiabá. Ela contou que já passou fome e, por isso, decidiu ajudar cerca de 200 famílias que passam pela mesma situação.
Benedita é moradora do Bairro Novo Paraíso 2 e a abre a casa dela toda quinta-feira à noite para distribuir sopa às famílias.
“Eu cozinho no fogão a lenha. No fim de semana, meu marido e meus netos pegam lenha para eu fazer a sopa. Eu faço no maior prazer do mundo e as meninas que trabalham comigo também”, contou.
A dona de casa contou que já passou fome e, por isso, decidiu ajudar as pessoas durante a pandemia da Covid-19.
“Fui trabalhar no antigo lixão da estrada da Chapada dos Guimarães, que hoje não existe mais. Lá eu ganhava marmita, uma kombi que levava. Alguma que sobrava eu levava de noite para a minha filha não ficar com fome. Só quem já passou por isso sabe a dor de passar fome. Dói você ver seu filho pedir comida e não ter nada para dar”, disse.
A sopa é preparada em panelões, no fogão a lenha. Os ingredientes variam de acordo com as doações que recebe. Benedita contou que o sonho dela agora é expandir o projeto e ajudar as crianças.
“Meu sonho é servir lanche para crianças aos sábado porque eles estão em casa, não estão na escola. Fazer um pão com suco e dar para eles”, disse.
A voluntária Thalya de Lima Weber faz parte de uma das famílias que receberam ajuda de Benedita e, atualmente, entrou para o projeto.
“Já passei por isso, de não ter o que comer. Criança não entende se não tem e está com fome, então é muito dolorido. A pior coisa é você dormir sem nada no estômago. O projeto é para ajudar famílias que realmente precisam, porque nesses anos de pandemia, muita gente precisa e a melhor coisa é ajudar o próximo”, disse.
Outra iniciativa solidária é realizada por voluntários da igreja evangélica Casa de Oração dos Remanescentes, que fica no CPA 4.
Eles se juntaram há dois meses para distribuir cerca de 100 refeições no centro da capital. A entrega é feita toda segunda-feira às 19h30 na Praça Ipiranga.
O cardápio é fixo: arroz, feijão, macarrão e carne cozida com mandioca.
A voluntária Maria Gomes da Silva disse que a maior alegria é ver as pessoas agradecendo pela comida.
“É tão comovente aquelas pessoas pegando a marmita e agradecendo. O coração da gente enche de alegria e amor”, disse.