Cidades

Documentário Dionísio na Pólis será lançado no dia 9 em Barra do Garças

Assessoria

O curta-documentário “Dionísio na Pólis”, dirigido por Aliana Camargo, será exibido ao público no dia 9 de maio, às 19h, em sessão aberta e com entrada gratuita, no Centro Cultural Valdon Varjão, localizado no Porto do Baé.

A produção, viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura, do Governo Federal e da Secretaria de Cultura de Barra do Garças, explora o delicado equilíbrio entre urbanização e preservação ambiental no município. O documentário se estrutura em três eixos narrativos: a chegada à cidade, a relação entre homem e natureza no espaço urbano e as transformações sociais.

O fio condutor da obra é o relato do arquiteto e urbanista Dionísio Carlos, que chegou a Barra do Garças em 1982 e enxergou na cidade um campo fértil para transformações sociais, culturais e artísticas por meio da arquitetura. O documentário revisita importantes obras projetadas por ele, como a Arena do Porto do Baé e o Centro Cultural Valdon Varjão.

Dionísio também foi responsável pela construção e idealização do Parque das Águas Quentes, onde defendeu a preservação dos jatobás existentes, contrariando a intenção da gestão da época de removê-los para reformular o paisagismo.

Quarenta e dois anos depois, “Dionísio na Pólis” retrata a trajetória desse arquiteto que deixou um legado na cidade. Sua preocupação com o meio ambiente, a defesa das árvores em seus projetos e a busca por espaços urbanos que dialogam com a comunidade o consolidam como um profissional que alia urbanismo e consciência ambiental.

Para Aliana Camargo, diretora do documentário, trazer Dionísio como protagonista foi essencial para destacar sua importância para Barra do Garças.

“Foi muito prazeroso conhecer mais de perto o arquiteto e urbanista Dionísio, uma figura simples, mas com um pensamento elevado sobre o que é viver em coletivo. Ele é inspirador como ser humano”, afirma.

O curta-metragem também propõe uma reflexão sobre o impacto das decisões urbanísticas na relação entre o homem e a natureza. A obra enfatiza o sonho de Dionísio em ver o Plano Diretor do município implementado, equilibrando as demandas de crescimento urbano com a necessidade de preservação ambiental.

“Fazer este curta trouxe para mim uma visão muito mais ampla dos desafios que a gestão das cidades enfrenta para implementar o Plano Diretor. Há muitos interesses, muito poder envolvido e, muitas vezes, falta de compromisso”, pontua Camargo.

Com 25 minutos de duração, o filme foi realizado em parceria com o Núcleo de Produção Digital da Universidade Federal de Mato Grosso (NPD/UFMT), campus Araguaia, que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do audiovisual na região.

Sobre a diretora

Aliana Camargo é jornalista, diretora, produtora, roteirista e doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Em Barra do Garças, dirigiu obras audiovisuais como os documentários “O Dedo de Deus: Contatos Mágicos na Serra do Roncador” (2021) e “Afetos: A Tela Mágica” (2024).

Serviço:

O quê: Lançamento do documentário Dionísio na Pólis”

Onde: Centro Cultural Valdon Varjão- Localizado no Porto do Baé

Quando: 09 de maio de 2025 às 19h

Como: Exibição seguida de debate com a diretora e roteirista.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo