Política

Disputa pelas 24 vagas na AL tem 317 nomes; 19 deputados tentam a reeleição

Cerca de 2,4 milhões de eleitores estão aptos para irem às urnas no estado, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Renan Marcel | RDNews 

Em 2022, a Justiça Eleitoral recebeu 317 pedidos de registro de candidatura para a disputa pelas 24 vagas de deputado estadual na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. São 33 nomes a mais que na eleição anterior, de 2018. Dos candidatos do pleito de outubro próximo, 19 mandatários buscam a reeleição.

A votação será  em  2 de outubro, dia em que mais de 2,4 milhões de eleitores estão aptos para irem às urnas no estado, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Na lista dos que  estão disputando a reeleição, o deputado Sebastião Rezende (União Brasil) é o que tem mais tempo de atuação no parlamento. Principal representante da bancada conservadora evangélica, ele corre para o seu sexto mandato consecutivo.

Carlos Avalone, presidente o PSDB estadual, tenta o quinto mandato. Em terceiro lugar no ranking está o líder do atual governo, Dilmar Dal Bosco, também do União, tentando a cadeira de deputado pela quarta vez.

No extremo oposto, buscam o segundo mandato os deputados Delegado Claudinei (PL), Dr. Eugênio (PSB), Dr. Gimenez (PSD), Dr. João (MDB), Gilberto Cattani (PL), João Batista (PP), Thiago Silva (MDB), Valdir Barranco (PT), Valmir Moretto (Republicanos) e Xuxu Dal Molin, do União Brasil.

Aqui é importante explicar que o deputado Lúdio Cabral (PT) também busca o segundo mandato consecutivo, mas como titular, pois nas eleições de 2010 ficou na suplência. Também se encaixa neste contexto  Elizeu Nascimento (PL), que foi eleito suplente em 2014. Em 2018, o bolsonarista foi eleito por quota do partidária, deixando a vaga de vereador por Cuiabá. Faissal, agora disputando pela Federação PSDB/Cidadania, sendo filiado a este último, repete o cenário: fico como suplente em 2010 e foi eleito pelo quociente eleitoral há quatro anos, buscando agora o segundo mandato consecutivo.

O ex-secretário de Agricultura Familiar, Silvano Amaral, do MDB, por sua vez, também busca o segundo mandato. Atualmente ele é suplente eleito. O primeiro mandato como titular foi conquistado nas eleições de 2014. O Delegado Dr. Sérgio também é suplente e busca a titularidade.

No meio da “pirâmide”, buscam o terceiro mandato na Assembleia  Eduardo Botelho (União Brasil), Max Russi (PSB) e Janaina Riva (MDB). Foram eleitos deputados em 2014 e conseguiram se reeleger desde então. Os três fazem parte da Mesa Diretora, que tem Janaina como vice-presidente e Max Russi como primeiro secretário e Botelho na presidência.

Com exceção de Lúdio Cabral, Valdir Barranco e Faissal, todos os deputados estão na base do governador Mauro Mendes (União Brasil), que também busca a reeleição.

Outros planos

Dos atuais mandatários, não buscam nova vaga na AL: Ulysses Moraes (PTB) e Allan Kardec (PSB), que tentam agora ir para a Câmara Federal. Também não é candidato a deputado estadual o suplente Romoaldo Júnior (MDB), que assumiu a vaga diversas vezes nesta legislatura e iria para o sétimo mandato.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo