Outras

Diálogo sobre inclusão de crianças com autismo reúne mais de 200 pessoas em Barra do Garças

Durante o evento, foram apresentados conhecimentos fundamentais sobre a jornada do autismo, abordando desde o diagnóstico até a educação inclusiva e os direitos das pessoas autistas e de seus familiares.

Na última terça-feira (07), o Anfiteatro Municipal Fernando Peres de Farias foi palco do evento “Autismo de A a Z”, promovido pela Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer. A iniciativa teve como objetivo ampliar o diálogo sobre inclusão e o atendimento educacional a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Durante o evento, foram apresentados conhecimentos fundamentais sobre a jornada do autismo, abordando desde o diagnóstico até a educação inclusiva e os direitos das pessoas autistas e de seus familiares.

Uma das palestrantes, a médica pediatra e professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Dra. Natasha Slhessarenko, destacou a importância da informação de qualidade para combater a desinformação e promover avanços na área.

“Hoje, vemos cada vez mais crianças, adolescentes e adultos sendo diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista. Mas, junto a isso, também há muita desinformação, e estamos aqui para desmistificar esse tema. O autismo não é uma doença, e sim um transtorno do neurodesenvolvimento. Com informação de qualidade, temos a chance de melhorar significativamente a vida das pessoas com autismo”, explicou Natasha.

Outra palestrante convidada foi a vereadora cuiabana Maysa Leão, mãe atípica e defensora da causa da inclusão. Em sua fala, reforçou a importância de levar informações seguras à população. “Nosso objetivo é trazer conhecimento baseado em evidências científicas, para que as pessoas não se informem apenas por vídeos da internet. Queremos que Barra do Garças avance, trabalhando junto os temas saúde, educação, família e inclusão social”, afirmou.

O evento contou com a presença de mais de 200 profissionais da educação, além de pais e da equipe de inclusão do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE). A programação também foi transmitida ao vivo pelo canal da Secretaria Municipal de Educação de Barra do Garças no YouTube.

Da Secom | BG

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo