Política

Deputado pede cassação de mandato de vereador que apontou arma para colega na Câmara de Querência

Ulysses Moraes (PSL) cita que a atitude do vereador caracteriza quebra de decoro parlamentar e afirma que ele não deve mais representar o município.

Do g1 MT

Um pedido de cassação de mandato do vereador de Querência (MT), Neiriberto Martins Erthal (PSC), foi enviado à Câmara Municipal nesta quarta-feira (23) pelo deputado estadual Ulysses Moraes (PSL). O vereador foi flagrado por câmeras de segurança apontando uma arma ao colega de parlamento, Edmar Lucio Batista, durante uma sessão na segunda-feira (21).

No pedido, o deputado cita que a atitude de Neiriberto caracteriza quebra de decoro parlamentar e afirma que o vereador não deve mais representar o município.

“Não estamos julgando o homem, mas seus atos. Senhores vereadores, os atos do vereador são condenáveis e merecem ser abominados da política com resposta condizente”, diz em trecho do documento.

O documento também deve ser encaminhado para análise da Procuradoria Jurídica.

Nessa terça-feira (22), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Canarana pediu que a Câmara tome providências em relação ao ocorrido.

Em nota, a Câmara de Querência disse que a sessão foi suspensa após a confusão, e que uma investigação policial será instaurada para apurar o caso.

“Pertinente aos vereadores envolvidos nas vias de fato, as medidas cabíveis serão tomadas em conformidade dos trâmites constantes no regimento interno desta Casa de Leis”, diz.

O vereador ameaçado, Edmar Lúcio, registrou um boletim de ocorrência no mesmo dia da confusão, mas não manifestou interesse de representar contra o colega.

Uma câmara de segurança registrou o momento em que Neiriberto saca uma arma e aponta para o Edmar, após os dois discutirem durante a sessão. O vídeo mostra que, durante o ‘bate boca’, Neiriberto se levanta e dá um soco no colega. Quando ele tenta voltar à cadeira, escorrega e, em seguida, já se levanta sacando a arma e apontando em direção a Edmar.

O trecho da sessão mostra ainda as pessoas presentes na sessão correndo e esvaziando a Câmara. Policiais militares que faziam a segurança do local tentam controlar a situação e retiram Neiriberto do local.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo