Cuiabá goleia o Guarani desfalcado por Covid e vaga na Série A fica mais próxima
O primeiro tempo começou equilibrado na Arena Pantanal, com as duas equipes buscando abrir o placar.
RDNews
O Cuiabá atropelou o Guarani por 4 a 0 na noite desta quinta (14) na Arena Pantanal, pela 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o triunfo, o Dourado segue firme na disputa por vaga na Série A, quando o Bugre, com pelo menos 17 desfalques por conta da Covid-19, viu sua chances de acesso diminuírem.
Cuiabá segue na 3ª colocação da tabela, agora com 58 pontos. Por outro lado, o time paulista caiu, provisoriamente, para 8ª posição da segundona, com 48 pontos. A rodada 35ª será finalizada no domingo (17), quando o Bugre poderá ser ultrapassado pela Ponte Preta ou Brasil de Pelotas.
A partida
O primeiro tempo começou equilibrado na Arena Pantanal, com as duas equipes buscando abrir o placar. Bruno Sávio até teve chance de marcar aos 14, após subir sozinho no primeiro pau e cabecear a bola na trave de João Carlos. Sem tomar conhecimento, Cuiabá foi quem abriu o marcador aos 30 minutos, com gol de Marcinho, depois de uma bela jogada ensaiada. Aos 34, Elton ampliou para os donos da casa, com um golaço de fora da área.
Também na etapa inicial, aos 09 minutos, o lateral direito Cristovam foi expulso após cometer falta em cima de Felipe Marques, impedindo um ataque promissor do adversário. A situação complicou ainda mais para o time Alviverde, que já contava com vários desfalques no elenco.
Na etapa final, Cuiabá seguiu dominando os visitantes. O Dourado ampliou o marcador aos 08 minutos, com gol de Rafael Gava no canto direito de Lucas Cardoso. Aos 26, Jenison fez o gol que confirmou a goleada sobre o time do Guarani. Aos 44, Maxwell chegou a marcar o quinto tento, mas foi anulado por impedimento. O placar trouxe mais esperança ao Cuiabá, que busca conquistar pela primeira vez uma vaga na elite nacional.
Surto de Covid-19
Na tarde desta quinta (14), Guarani chegou a pedir à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o adiamento da partida por conta do surto de coronavírus que atingiu pelo menos 17 jogadores da equipe paulista. O clube alegou que havia apenas 12 jogadores disponíveis para entrar em campo diante do Dourado.
Conforme protocolo adotado pela CBF em acordo firmado com os clubes em setembro, os times precisam ter pelo menos 13 jogadores saudáveis para poder jogar. Dessa forma, o Bugre precisou trazer o volante Lucas Abreu às pressas de Campinas para Cuiabá afim de não ser prejudicado na competição. O jogador desembarcou no Aeroporto Internacional de Cuiabá minutos antes do início da partida.
Agenda
Pela 36ª rodada da segundona, o Cuiabá entra em campo na próxima terça (19) às 21h30 (de Brasília) quando visitará o Paraná, no estádio Durival Britto, em Curitiba. Na quarta (20) às 16h (de Brasília) o Guarani recebe o Vitória, no estádio Ouro Brinco, em Campinas.