Conheça Siena, o paraíso da Toscana, na Itália
O paraíso na Terra, assim é descrita a cidade de Siena, localizada na romântica Região da Toscana, na Itália. Cercada por vinhedos dos quais se extraem garrafas do autêntico Chianti, Siena faz jus à fama de lugar romântico dos que só se encontram na Toscana, com seu Centro Histórico medieval muito bem preservado. Durante a Idade Média, a cidade chegou a ser uma república livre, rivalizando com Florença o domínio comercial da região, mas sua história é bem mais antiga.
A lenda mais conhecida sobre a sua fundação resvala na de Roma, já que, de acordo com outro mito, os filhos de Remo a teriam criado.
Vista de cima, Siena parece um labirinto, de tão estreitas que são muitas de suas charmosas vielas. O emaranhado de ruazinhas – delicioso de se percorrer – contrasta com a amplitude da Piazza del Campo, lar do Palazzo Pubblico, com seu imponente campanário (Torre del Mangia) do século 14. Mais ao norte está a Piazza del Duomo com sua fabulosa catedral, do século 12.
A cidade de Siena foi construída sobre três colinas, sendo que seu centro histórico mantém traçado estreito e sinuoso típico das cidades medievais e por este motivo é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Localizada a 70 km de Florença, a capital da Toscana, Siena encanta por conta de seu passado rico em histórias, uma vez que a cidade era tão rica e grande quanto Londres ou Paris e, apesar de não ter acompanhado o desenvolvimento destas, ainda é dona de uma enérgica efervescência cultural.
Palio di Siena
A grande atração da cidade é uma das mais antigas corridas de cavalos do mundo, o Palio. São duas competições, em julho e agosto, que movimentam toda a cidade, envolvida em disputas dos diferentes bairros. Caso esteja interessado em ver o evento, tenha em mente que os hotéis precisam ser reservados com muita antecedência. Neste quesito, vale a pena se hospedar em cidades da região e chegar cedo a Siena, senão não conseguirá um bom lugar para assistir à corrida.
Praça Del Campo
A cidade de Siena é dividida em regiões [ou terzis em italiano] e a Praça del Campoé o ponto de encontro dessas três áreas, sendo o marco zero da cidade. Com o típico formato arredondado, é nesta praça que estão o Palácio Público, sede do governo, e a Torre de Mangia, de onde é possível ter uma visão 360 da cidade.
Suas construções avermelhadas dão ares medievais ao local, mesmo após tanto tempo. É na praça que acontece anualmente o Palio delle Contrade, uma histórica competição de cavalos em que os 17 bairros de Siena se confrontam.
Catedral De Siena
A Catedral de Siena é um dos cartões-postais da cidade. Ela foi toda construída em estilo romântico-gótico e encanta por sua fachada de mármore. Só a vista externa já justificaria a visita, mas entrar e conhecer seus detalhes torna a experiência ainda melhor.
No interior da Catedral está a famosa Biblioteca Piccolomini, um verdadeiro tesouro de obras de arte que abriga quatro esculturas de Michelangelo. Uma das obras mais impressionantes da Catedral é o piso, composto por 56 placas com cenas esculpidas e entalhadas no mármore, formando um mosaico.
Basílica De São Domingos
A Basílica de São Domingos[ou Basílica Catarinaiana] é uma das igrejas mais importantes da cidade, junto com a Catedral de Siena. Construída entre 1226 e 1265, ela já não apresenta mais seu formato original, uma vez que foi ampliada no século XIV, quando adquiriu sua aparência gótica atual.
Localizada bem na entrada da cidade, a dica é conhece-la por dentro e observar a riqueza de detalhes da sua construção. Assim como a maioria das igrejas italianas, a basílica guarda uma série de obras de arte.
Via Chiantigana
Dizem que a região do Chianti é a melhor parte da Toscana, pois abriga a estrada SS222, também chamada de Via Chiantigana. Ela liga Siena à Florença, cruzando o coração da zona vinícola. Para os amantes de vinho, esse passeio é um prato cheio já que as vinícolas mais importantes da região da Toscana estão por lá – é possível conhecer várias delas em um dia!
Como Chegar
Para chegar a Siena o mais conveniente é optar pelos ônibus, porque a rodoviária (Piazza Gramsci, 0577/204-246) é mais central do que a estação ferroviária. Ali chegam ônibus vindos de Florença, San Gimignano, Montalcino, Montepulciano e até do aeroporto de Pisa. Siena também recebe ônibus de Roma e Milão. Trens diretos (www.trenitalia.ci ligam a cidade a Florença.
Como Circular
Vale a pena se hospedar dentro da cidade amuralhada, onde estão todos as principais atrações turísticas. Assim, você aproveita para caminhar pelo Centro Histórico, listado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Quando ir
De março a outubro a região da Toscana exibe paisagens belíssimas e clima aprazível. O melhor e o pior de Siena é na época das corridas do Palio (2 de julho e 16 de agosto), quando a cidade está em ebulição.