Concurso vai premiar artistas de Mato Grosso que produzirem obras futurísticas
Inscrições vão até quinta-feira (18) e distribuem R$ 12 mil em premiação
Por Lucas Iglesias/ Assessoria Secretaria de Cultura
Está disponível um edital que vai premiar 12 artistas do estado de Mato Grosso, cada um com R$ 1 mil para cada um dos contemplados. As inscrições vão até o dia 18 de fevereiro e podem ser acessadas pelo portal Cidadã(o) Cultura (link no final da matéria). O projeto tem incentivo da Lei Aldir Blanc.
O tema é sobre “futuros distópicos”, que vai premiar criações literárias e artes visuais. Uma banca de especialistas nos segmentos vai analisar as propostas enviadas. Segundo Marianna Marimon, uma das idealizadoras do concurso, seis projetos de cada linguagem serão escolhidos e os artistas devem enviar a ideia de mundos possíveis em um cenário de pandemia.
Os interessados devem enviar um e-mail para concursodixtopia@gmail.com com o assunto “habilitação do candidato”. No dia primeiro de março, no portal Cidadão Cultura e nas redes sociais, os resultados serão conhecidos. Este projeto, denominado Dixtopia, pretende observar os pontos futurísticos dos artistas mato-grossenses.
Contos, micro contos, poesias, ilustrações, poemas visuais, desenhos, colagens e fotografias terão as obras divulgadas em uma revista na versão impressa e também na digital. Este material vencedor será lançado até o final de abril e disponibilizado gratuitamente para o grande público.
Mais uma oportunidade para o artista de Barra do Garças exibir seu trabalho e concorrer em um edital de nível estadual, além de conhecer mais sobre as obras distópicas de outros profissionais e visionários do estado.
O regulamento está disponível no seguinte endereço:https://www.cidadaocultura.com.br/wp content/uploads/2021/01/Regulamento-Dixtop%C3%ADa.pdf