Política

Comitê de Bacias do Alto Araguaia elege nova diretoria para a gestão 2025–2028

Ao todo, 17 instituições participaram do processo eleitoral.

Da Assessoria

O Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Alto Araguaia elegeu, na última terça-feira (24), sua nova diretoria para o período de 2025 a 2028. A eleição foi realizada durante reunião presencial no auditório do Museu de História Natural do Araguaia, importante parceiro na promoção de ações de educação ambiental.

Ao todo, 17 instituições participaram do processo eleitoral. Na ocasião, também foram empossadas, por aclamação, 30 novas instituições que passarão a compor o comitê gestor do programa.

Por decisão do plenário, a posse ocorreu durante a própria reunião. Para o diretório colegiado, foram eleitos:

Presidente: Cristhiane Vasconcelos, representante do Instituto Técnico de Educação, Esporte e Cidadania (ITEC);

Vice-presidente: Lúcia Moreira dos Santos, do Escritório Regional de Saúde de Barra do Garças

Primeiro secretário: Sérgio Balestrin, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente

Segundo secretário: professor Dilermando Pereira Lima, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Durante a reunião, o então presidente Clodoaldo Queiroz fez um balanço dos avanços conquistados ao longo de seus dois mandatos (2019–2025). Ele destacou o fortalecimento do CBH na região do Alto Araguaia, a mobilização institucional para o estudo e implementação do Plano de Bacias, os esforços para incentivar os municípios a adotarem estratégias de revitalização de microbacias, além da ampliação das ações de educação ambiental em parceria com diversas instituições.

A nova presidente, Cristhiane Vasconcelos, que já integrava a gestão anterior coordenando projetos de educação ambiental, reafirmou o compromisso com a continuidade das ações em andamento. “Queremos dar continuidade à gestão anterior e fortalecer os projetos que já estão em desenvolvimento no comitê com o objetivo de melhorar a gestão das Águas nos municípios do Alto Araguaia, afirmou.

Atualmente, o CBH lidera a segunda fase de um projeto de revitalização das bacias hidrográficas, que consiste no diagnóstico dos mananciais de água dos 12 municípios que compõem a região do Alto Araguaia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo