Cidades

Barra do Garças participa do 26º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas

O evento reúne representantes de comitês de bacias de todo o Brasil.

Assessoria 

Entre os dias 8 e 13 de setembro, o município de Barra do Garças, por meio do Comitê de Bacias do Alto Araguaia (CBH), participa do 26° ENCOB – Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, realizado em Vitória (ES).

O evento reúne representantes de comitês de bacias de todo o Brasil, além de gestores públicos, usuários da água, representantes da sociedade civil, da academia e outros atores comprometidos com a gestão participativa dos recursos hídricos.

Com o tema “Emergência Climática: Povos e Territórios – Água é o que nos une”, o ENCOB 2025 propõe uma reflexão sobre os efeitos crescentes das mudanças climáticas nos territórios e nos modos de vida. A proposta é evidenciar a urgência de fortalecer a governança das águas como pilar fundamental para a adaptação climática, a justiça ambiental e a sustentabilidade. A temática destaca ainda o papel estratégico dos comitês de bacia como espaços democráticos para a construção de soluções diante das múltiplas crises que afetam a disponibilidade, o acesso e a qualidade da água.

O Comitê de Bacias do Alto Araguaia se destaca com a participação ativa de diversas instituições que compõem sua área de atuação, entre elas a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, o Escritório Regional de Saúde de Barra do Garças, a Prefeitura Municipal de Alto Garças, o Distrito Sanitário Especial Indígena Xavante e o Instituto Técnico de Educação, Esporte e Cidadania.

Durante o evento, os membros do CBH apresentarão um artigo sobre as ações desenvolvidas pelo comitê no eixo de educação ambiental, além de abordar a importância do reuso da água por parte das empresas. Para a presidente do Comitê, Cristhiane Vasconcelos, a presença do Alto Araguaia no encontro é fundamental.

“É de suma importância a participação do CBH nesse evento, especialmente para os novos membros, que podem compreender melhor o papel do comitê. Tudo o que é pertinente à água está sendo tratado aqui, e temos a oportunidade de trocar experiências com outros comitês que já possuem o plano de bacia estruturado”, explica.

O 26° Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas será marcado pela troca de experiências e pela construção coletiva de soluções. Casos de sucesso na gestão das águas serão apresentados, e os diferentes modelos de governança implementados pelos estados brasileiros estarão em debate. A programação inclui painéis temáticos, oficinas, atividades culturais, exposições e momentos de integração, promovendo o intercâmbio entre os diversos segmentos do SINGREH – Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo