Aulas serão 100% presenciais a partir do próximo dia 18 na rede estadual
Objetivo do retorno dos alunos em sala é a recuperação da aprendizagem e o combate da evasão escolar.
Jacques Gosch e Allan Pereira | RDNews
Secretaria de Estado de Educação (Seduc) acaba de anunciar o retorno das aulas 100% presenciais a partir do próximo dia 18 de outubro. A medida está baseada no decreto nº 1.134 de 2021, do Governo do Estado, que mantém obrigatório apenas o uso da máscara facial como medida de biossegurança para a covid-19, em espaços públicos e privados, inclusive para pessoas que já estejam imunizadas.
O retorno 100% presencial foi anunciado após 63 dias de aulas no sistema híbrido, que começou em 03 de agosto. Segundo o secretário estadual de Educação Alan Porto, a queda no número de casos de covid-19, a redução da taxa de ocupação de UTIs no Estado e o avanço da imunização foram à base da decisão.
“Objetivo do retorno é a recuperação da aprendizagem e o combate a evasão escolar. Somente 68% dos alunos estão frequentando, em média, o modelo híbrido atual. É um percentual muito baixo”, declarou Alan Porto.
O secretário de Educação também deixou claro que todos os alunos são obrigados a frequentar as aulas presenciais. A única exceção são os estudantes que possuem comorbidades e continuarão no sistema remoto.
“A ciência falou para nós que ambiente escolar é um ambiente seguro. Mais de R$ 66,9 milhões foram investidos em biossegurança. As 727 escolas foram atendidas e todas receberam esse recurso”, completou o gestor.
Como no sistema híbrido, professores e alunos que testarem positivo para covid-19 serão afastados imediatamente do ambiente escolar. Só retornarão após cumprir a quarentena obrigatória e com teste negativo.
A rede estadual de educação conta com 27 mil profissionais e 393 mil alunos distribuídos nas 727 unidades escolares.