Atos golpistas: empresas de Mato Grosso estão na lista de alvos da AGU para bloqueio de bens
Um dos objetivos é utilizar esses recursos para cobrir o prejuízo provocado pelo dano ao patrimônio.
Da redação | RDNews
A Advocacia-Geral da União (AGU) identificou mais de 100 empresas suspeitas de terem financiado a manifestação golpista do último domingo (08), que resultou na depredação Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto, em Brasília. A maioria das empresas são de Mato Grosso e Santa Catarina.
O dinheiro dessas entidades privadas foi usado para bancar os ônibus que transportaram os golpistas e para auxiliar os bolsonaristas radicais a permanecerem acampados em frente ao QG do Exército fazendo os preparativos para a tentativa de golpe.
Nesta terça (10), a AGU pretende apresentar o primeiro lote de ações contra esses grupos privados. São medidas cautelares junto à Justiça Federal no Distrito Federal para que os bens em nomes dessas empresas sejam bloqueados.
Um dos objetivos é utilizar esses recursos para cobrir o prejuízo provocado pelo dano ao patrimônio.
O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou ontem (09) que a Polícia Federal já identificou financiadores dos atos em dez estados diferentes. Segundo Dino, muitas empresas são ligadas ao agronegócio.
Empresas
Em novembro, o STF bloqueou contas de 43 pessoas físicas e jurídicas suspeitas de financiar os atos golpistas que contestavam a vitória do presidente da República Lula (PT) e pediam intervenção militar. Dessas, 24 eram em Sorriso, município que tem a economia movida pelo agronegócio.
Na lista de bloqueios do STF, havia ainda 12 contas bancárias de pessoas ou empresas de outras seis cidades de Mato Grosso.
A lista de empresas com bens bloqueados em novembro era: Gape Serviços de Transportes Ltda; Kadre Artefatos de Concreto e Construção; Mz Transportes De Cargas Ltda; Potrich Transportes; Sipal Industria e Comercio Ltda; Transportadora Chico Ltda; Transportadora Lermen Ltda; Transportadora Rovaris Ltda ; Trr Rio Bonito ; T. R. R. Petr. Ltda; J R Novelo Agrosyn Comercio E Rep. De Insumos; Agric Arraia Transportes Ltda; Carrocerias Nova Prata Ltda; Castro Mendes Fábrica De Peças Agrícolas; Cerâmica Nova Bela Vista Ltda; Fermap Transportes Ltda; e Fuhr Transportes Eireli. (Com informações do G1)