Após superar meta de alfabetização, Barra do Garças busca alcançar 70% de crianças alfabetizadas
Resultados do Avalia-MT mostram crescimento no número de crianças alfabetizadas.

Da Secom | BG
Barra do Garças está mostrando compromisso com a alfabetização de crianças na idade certa, como apontam os últimos resultados do Avalia-MT. Em 2024, o município superou os 68% de crianças alfabetizadas até o 2º ano do ensino fundamental, antecipando a meta de 2025. A expectativa agora é alcançar os 70% de alfabetizados.
Os dados de alfabetização apontam avanço na qualidade do ensino em Barra do Garças. Em 2023, a taxa municipal era de 61,2% de alunos alfabetizados (479 alunos dos 783 avaliados). No ano seguinte, o percentual pulou para 68,34% (519 alunos dos 759 avaliados), ultrapassando a meta para 2025, que era de 67,28%.
Com a aplicação do Avalia-MT em 2025, a expectativa é manter o crescimento e ultrapassar os 70% de alfabetizados ainda este ano, meta projetada para 2026.
Desde 2021, Barra do Garças participa ativamente do Programa Alfabetiza-MT, iniciativa do Governo de Mato Grosso que avalia o desempenho educacional dos municípios, por meio das provas do Avalia-MT. Através do monitoramento constante, o programa busca promover a alfabetização das crianças na idade certa.
Para o desenvolvimento adequado dos alunos na educação básica, o ideal é que eles aprendam a ler até o final do 2º ano do ensino fundamental, quando a criança tem por volta de 7 anos de idade. Esse é o entendimento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma política pública do Governo Federal que tem a finalidade de garantir a alfabetização de 100% das crianças nessa faixa de idade.
“O maior desafio que enfrentamos na alfabetização é cobrir a educação de um município de tamanha dimensão populacional e um território com muitos bairros, alguns distritos, área indígena e escolas espalhadas por todas essas zonas. Quando se tem um cenário nessa configuração, garantir equidade na educação entre todas as escolas é mais desafiador. Mesmo assim, os nossos índices mostram que estamos caminhando para nos tornar referência em ensino no estado”, explica a coordenadora municipal do Programa Alfabetiza-MT, Ana Karolyna Sena Santos Silva.









