Após pedido de comerciantes, prefeito muda data de feriado municipal em Barra do Garças
Na próxima sexta-feira (8) seria comemorado o 'Dia do Nordestino' em comemoração ao início da Semana Municipal da Cultura e Tradição Nordestina.
João Pedro Donadel | Semana7
Por meio do decreto nº 4.723 de 05 de outubro de 2021 o prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves (PSD) transferiu o feriado municipal do dia 08 de outubro para o dia 30 do mesmo mês.
No texto, o gestor comentou sobre o feriado nacional da próxima terça-feira (12), quando é comemorado o dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e a preocupação de como proximidade entre os dois feriados poderia afetar o comércio, pauta essa levantada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Barra do Garças.
Por esse motivo, a transferência das datas foi concretizada com a assinatura do decreto nessa terça-feira (5). “A CDL, por meio de ofício, fez ponderações, dentre elas o fato notório e sabido que a pandemia mundial do coronavírus tem provocado perdas e prejuízos irreparáveis, sendo os maiores prejudicados a classe comercial e empresarial, que necessita, por isso, manter suas portas abertas para recuperar os danos”, diz o documento.
Lei municipal
Sancionada no final do ano passado, a lei 4.208 de 29 de dezembro de 2020 instituiu a Semana Municipal da Cultura e Tradição Nordestina, anualmente a ser comemorada entre os dias 08 e 12 de outubro de cada ano, em reconhecimento a todos os nordestinos que migraram para Barra do Garças desejosos de viver, trabalhar e de fazer crescer a cidade.
Criada pelo ex-vereador e hoje secretário de Cultura, Alessandro Matos do Nascimento, as comemorações envolverão eventos culturais que resgatem as raízes do povo nordestino, bem como o baião, o cocó, o rojão, a quadrilha, o xaxado, o forró, comidas típicas, shows e outros festejos tipicamente nordestinos.