Alcartes promove formação em direção de cinema com Aliana Camargo pelo projeto Araguaia em Curso
A oficina oferecerá lanche, certificado de participação e contará com acessibilidade em Libras, garantindo a inclusão de pessoas surdas no processo de aprendizagem.

Nathália Gonçalves | Assessoria
De 5 a 8 de maio, a cidade de Barra do Garças recebe mais uma etapa do projeto Araguaia em Curso com a realização da oficina de Direção para Cinema, ministrada pela jornalista e documentarista Aliana Camargo. A atividade integra um ciclo de 10 oficinas que propõem uma jornada criativa e formativa no campo do audiovisual, culminando na produção de curtas-metragens elaborados pelos próprios participantes.
Com encontros presenciais das 13h30 às 17h, no NPD (sala 221, Bloco 5, UFMT Campus de Barra do Garças), a oficina será marcada pela troca de experiências e pelo olhar atento à linguagem do cinema. Durante os quatro dias de atividade, os participantes terão contato com análises de filmes reconhecidos nacional e internacionalmente, curtas-metragens e discussões aprofundadas sobre a construção narrativa e estética no audiovisual.
A oficina oferecerá lanche, certificado de participação e contará com acessibilidade em Libras, garantindo a inclusão de pessoas surdas no processo de aprendizagem.
“A oficina será uma troca de experiências”, afirma Aliana. “Vamos desconstruir obras, olhar para a linguagem cinematográfica e refletir sobre como cada diretora e diretor imprime sua forma de contar histórias.”
Além disso, a oficina trabalhará diretamente com os roteiros desenvolvidos nas etapas anteriores do projeto, que incluíram oficinas de roteiro para ficção e documentário, com foco na elaboração da direção dessas obras.
Entre suas inspirações, Aliana cita nomes como João Moreira Salles, Eduardo Coutinho e as irmãs Wachowski, além do cineasta japonês Yasujirō Ozu. “O cinema tem muitas linguagens e formas de olhar. E é isso que quero compartilhar com os participantes: o cinema como reflexão, como possibilidade de construção e de entrega verdadeira.”
As inscrições para oficina de “Direção para Cinema” podem ser feitas através deste link: https://forms.gle/rRWLJdnSEeGSsS7y7
O projeto Araguaia em Curso, proposto pela Academia de Letras, foi contemplado com recursos da Lei Federal Paulo Gustavo por meio do Edital de Seleção Pública nº 16/2023/SECEL/MT – Cinemotion / Edital de Formação – Edição Lei Paulo Gustavo. O ciclo formativo tem a parceria institucional do Núcleo de Produção Digital da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Araguaia.