Cidades

Ações planejadas e investimentos melhoram a qualidade da educação em Pontal do Araguaia

A meta é ampliar o número de alunos nas salas de aulas e zerar o analfabetismo.

Da redação | Rede da Notícia 

A secretaria de Educação de Pontal do Araguaia (MT), está trabalhando na execução das ações planejadas para o segundo semestre de 2022, buscando contribuir para o aprimoramento da rede pública de ensino, de modo que todos os estudantes do município atinjam seu máximo potencial.

Com valores voltados à inclusão, cidadania, criatividade, inovação, compromisso, equidade e oportunidade, o município traçou o seu planejamento em prol do fortalecimento do ensino público.

Valorização salarial, atualização dos direitos dos profissionais da educação como licença prêmio, férias e elevação de classe e nível, formação de professores e gestores, estão entre as prioridades da administração. “A excelência no aprendizado passa pelos profissionais”, destacou a secretária de Educação, Wandeir Silverina.

Também faz parte do planejamento, a revitalização, reforma e melhorias na infraestrutura das unidades de ensino do município, investimentos em mais ar-condicionados, paisagismo e acessibilidade.

Além da estruturação física, a secretaria está realizando o levantamento de estudantes fora da escola e o planejamento da quantidade de estudantes para o ano de 2023, através do projeto “Fora da escola não Pode”.

Alunos matriculados do 2° ao 8° ano, são monitorados pelo “Alfabetômetro”, que assegura a qualidade da alfabetização.

O município também trabalha a implantação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), que visa articular adolescentes para mudar os locais que estão inseridos, por meio de informações e atividades de transformação.

A parceria entre município, sociedade civil e privada colocará em prática o projeto “Sociedade Eco Sustentável”, com foco na educação ambiental.

A implantação do prêmio “Escola aprender Melhor”, irá avaliar salas e estudantes, e premiar os profissionais do setor que atingirem as metas estabelecidas em cada categoria, voltada a melhoria do desempenho educacional.

“Avançamos muito no primeiro semestre de 2022. Investimos na estruturação das nossas unidades de ensino, modernizamos mobiliários, renovamos a frota escolar, trabalhamos a capacitação dos profissionais, e buscamos aproximar as famílias da escola. No 2° semestre o trabalho continua”, afirmou a secretária Wandeir.

“A educação vai além da transmissão de conhecimento das disciplinas, ela contribui para a formação cidadã. A escola é responsável por desenvolver nos alunos, a consciência de que eles podem ser agentes transformadores na construção de uma sociedade mais democrática, justa, solidária e sustentável”, afirmou o prefeito Adelcino Lopo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo