Cidades

Prefeitura intensifica ações de combate à dengue em áreas de riscos em Barra do Garças

Após instalação de armadilhas para Aedes aegypti, agentes de combate às endemias fazem ações de conscientização e bloqueio mecânico em bairros.

Da Secom | BG

Em período de chuvas, equipes da Prefeitura de Barra do Garças intensificam o controle da proliferação do Aedes aegypti. Após a instalação de armadilhas para o mosquito, agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde iniciaram, nesta semana, ações de conscientização e combate a focos do inseto.

As armadilhas conhecidas como ovitrampas foram instaladas em residências selecionadas pela Vigilância em Saúde Ambiental, a partir de diretrizes do Ministério da Saúde. Ao atrair os Aedes aegypti presentes no entorno, a armadilha fornece informações que contribuem com o monitoramento do mosquito.

“O objetivo é fazer um levantamento de índice dos focos. Se tiver foco no local onde foi instalada a armadilha, provavelmente no entorno também terá. Então, nós estamos preparando os moradores, orientando-os, e também fazendo o manejo dos criadouros, a fim de reduzir a proliferação do mosquito no período chuvoso que está chegando”, explicou a agente de combate às endemias Lisis Cibele.

Os agentes estão visitando as residências localizadas em locais de maior risco de proliferação do mosquito para realizar a eliminação e o manejo adequado dos criadouros. Além de eliminar a água parada e intervir em situações que podem favorecer a ocorrência de focos do inseto, como o acúmulo de lixo, os agentes também orientam os moradores, disseminando medidas de proteção.

No combate à dengue, zika e chikungunya, a colaboração dos moradores é fundamental. A Secretaria Municipal de Saúde pede que as pessoas recebam os agentes do município, colaborem com as intervenções necessárias e escutem atentamente todas as orientações.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo