Maior delegação do Brasil é de Mato Grosso: paratletas vão à Tailândia e Emirados em busca de medalhas
O Brasil será representado por 20 paratletas nesse mundial, e Mato Grosso se consagra com a maior delegação do país.

Assessoria
A equipe de paratletas da Associação Mato-grossense de Jiu-jitsu Paradesportivo (AMTJJP) segue se destacando no cenário esportivo internacional. Após conquistar o primeiro lugar por equipes no Campeonato Sul-Americano de Parajiu-jitsu, realizado em setembro na Bahia, os paratletas de Barra do Garças; Paranatinga; Cuiabá; Porto Alegre do Norte e Canarana garantiram 20 vagas para o Mundial do Caminho Paralímpico, que acontece entre os dias 1º a 8 de novembro em Bangkok, na Tailândia.
Com um desempenho histórico, a equipe mato-grossense embarca com 8 paratletas, 5 atletas da categoria inclusão reversa, além de 5 integrantes da equipe técnica, incluindo professor e mídia. O Brasil será representado por 20 paratletas nesse mundial, e Mato Grosso se consagra com a maior delegação do país.
Também entre os dias 12 e 15 de novembro, a delegação vai competir do Mundial do Caminho Profissional, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Ao todo, 24 paratletas brasileiros estão confirmados no evento, novamente com Mato Grosso liderando a delegação nacional.
Vale destacar que os Emirados Árabes Unidos reconhecem oficialmente o jiu-jitsu como esporte nacional, com amplo incentivo governamental, especialmente nas modalidades voltadas à inclusão de pessoas com deficiência. A presença da equipe mato-grossense nesse circuito reforça o potencial de desenvolvimento do jiu-jitsu adaptado como política pública no Estado, e abre caminho para novas parcerias internacionais.
O presidente da Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo (FBJJP) e fundador da AMTJJP, Elcirley Silva, contou sobre a missão que iniciarão com o esporte. “Nós começamos uma missão e nosso deve é continuar, Barra do Garças tornou-se um laboratório vivo de pessoas que virão na oportunidade do parajiu-jitsu um novo modo de vida. Sim, nós podemos tudo.
Recebemos pessoas do mundo todo para ver de perto o que esse esporte é capaz de fazer na vida das pessoas. Já recebemos soldados vítimas de guerra, amputados, que saíram dos seus países para entender o que é esse esporte na prática, isso nos orgulha”, disse o presidente da FBJJP.
Com 26 medalhas conquistadas no Sul-Americano na Bahia e presenças confirmadas em dois mundiais de peso, o projeto da AMTJJP é uma realidade que transforma vidas. Essa trajetória só foi possível graças ao apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL-MT), e à atuação decisiva da primeira-dama de MT Virginia Mendes.
Há pouco mais de um ano, Virginia Mendes abraçou o jiu-jitsu paradesportivo como uma das causas prioritárias de sua agenda social. Com sua articulação, os atletas participaram do primeiro Pan-Americano de Parajiu-jitsu em Manaus (2024) e, desde então, entraram no circuito internacional com participações em eventos como o Jiu-Jitsu World Championship, em Heraklion, na Grécia, e o Abu Dhabi World Para Jiu-Jitsu Championship.
Reconhecida como embaixadora do jiu-jitsu paradesportivo brasileiro e internacional, Virginia Mendes esteve presente em competições internacionais e tem sido um pilar de apoio à inclusão através do esporte.
A atuação da equipe também representa um elo diplomático entre o Governo de Mato Grosso e o Governo dos Emirados Árabes Unidos, que têm no jiu-jitsu um ponto de conexão cultural e social. Essa ponte tem possibilitado intercâmbios, visibilidade e oportunidades únicas para os atletas com deficiência do estado.